Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3° período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PERÍMETRO
Você já leu ou ouviu a expressão “perímetro urbano“? Se refere à fronteira que delimita a área urbana de um município, ou seja, que separa a área urbana da área rural.
Na Geometria, perímetro é medida do comprimento do contorno de um polígono.
Para determinar o perímetro, ou a medida do contorno, é preciso somar as medidas dos lados do polígono.
Veja o hexágono na imagem a seguir.
O hexágono tem 6 lados, todos com 15 cm. O comprimento do contorno desse hexágono é igual a soma das medidas dos lados:
15 + 15 + 15 + 15 + 15 + 15 = 90 cm.
Neste caso, é o mesmo que 6 x 15 = 90 cm
QUESTÃO 1
Na imagem a seguir estão as dimensões mínimas e máximas de uma quadra de futebol de salão.
Os perímetros mínimo e máximo dessas quadras, nesta ordem, são
(A) 63m e 62m
(B) 116m e 134m
(C) 126m e 124m
(D) 124m e 126m
QUESTÃO 2
Augusta chamou um carro por aplicativo. O carro estava no ponto A e, no trajeto até a casa de Augusta, o motorista perdeu a entrada correta precisando retornar ao ponto A novamente e reiniciar o trajeto, como demonstra a imagem a seguir.
Qual foi a distância percorrida pelo carro até retornar ao ponto A?
QUESTÃO 3
Observe os polígonos representados na imagem a seguir.
A) Calcule o comprimento do contorno (perímetro) de cada um dos polígonos da imagem acima.
B) Escreva o nome dos polígonos em ordem crescente da medida dos perímetros.
QUESTÃO 4
O perímetro de um polígono corresponde à medida do seu ________________.
A alternativa que apresenta a palavra que completa corretamente a frase acima é
(A) contorno.
(B) espaço interno.
(C) maior lado.
(D) menor lado.
COMPONENTES CURRICULARES: | MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJAMA0321) Reconhecer e determinar as medidas de área e de perímetro. (EJAEF0308) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas. |
REFERÊNCIAS: | |
AUTORIA: | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |