You are currently viewing MATEMÁTICA – CALCULANDO DIVISÕES
Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-matematica_23-2148174262.jpg

MATEMÁTICA – CALCULANDO DIVISÕES

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-matematica_23-2148174262.jpg

NAS DIVERSAS ATIVIDADES DO NOSSO COTIDIANO, A DIVISÃO SE APRESENTA DE MUITAS MANEIRAS E SABER ESTRATÉGIAS DE CÁLCULOS MENTAIS OU MESMO NO ALGORITMO USUAL É UMA BOA SAÍDA, POIS NEM SEMPRE TEMOS NA MÃO UMA CALCULADORA. ESTUDE, NESTA AULA, SOBRE AS DIVISÕES. BONS ESTUDOS!

ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

CALCULANDO DIVISÕES | AULA 18 – PARTE 1 | 4ª SÉRIE – EAJA | MATEMÁTICA

O QUE DIVISÃO? 

DIVISÃO É O ATO DE DIVIDIR EM PARTES IGUAIS PARA TODOS. 

A DIVISÃO É A OPERAÇÃO INVERSA DA MULTIPLICAÇÃO. ISSO SIGNIFICA QUE O PRODUTO DE UMA MULTIPLICAÇÃO PODE SER DIVIDIDO POR UM DOS FATORES. 

POR EXEMPLO:  12 X 10 = 120 (MULTIPLICAÇÃO)

120 : 12 = 10   OU ENTÃO 120 : 10 = 12

PODEMOS FAZER DIVISÕES DE FORMA IMEDIATA QUANTO TEMOS VALORES MENORES, COMO POR EXEMPLO 8 : ? = 2   (2 X 4 = 8) 

MAS QUANDO ENVOLVE VALORES MAIORES PRECISAMOS SABER MUITO DE MULTIPLICAÇÃO E DE SUBTRAÇÃO.

COMPREENDER E PENSAR NESTA INVERSÃO NOS AJUDA MUITO NOS CÁLCULOS QUE FAZEMOS NO NOSSO DIA A DIA. 

VAI TER ANIVERSÁRIO E É PRECISO COMPRAR OS SALGADINHOS, MAS QUANTOS?  O ANIVERSARIANTE É AMIGO DO QUITANDEIRO E ELE DEU DE PRESENTE 5 CENTOS E MEIO DE SALGADOS, MAS PRECISAMOS SABER SE VAI DAR PARA TODOS OS CONVIDADOS OU SERÁ PRECISO COMPRAR MAIS, CONSIDERANDO QUE TEREMOS 32 CONVIDADOS NA FESTA. 

ASSISTA O VÍDEO DA PROFESSORA ALDA RESOLVENDO ESTA SITUAÇÃO-PROBLEMA POR MEIO DO ALGORITMO USUAL EM DUAS ESTRATÉGIAS.

CALCULANDO DIVISÓES | AULA 18 – PARTE 2 | 4ª SÉRIE – EAJA | MATEMÁTICA

AGORA É COM VOCÊ!

ALÉM DOS SALGADINHOS, TAMBÉM TERÁ NA FESTA REFRIGERANTES. FORAM COMPRADOS 72 FRASCOS DE REFRIGERANTE DE 200ml. VERIFIQUE QUANTO DARÁ PARA CADA CRIANÇA, CONSIDERANDO QUE TERÃO 24 CRIANÇAS NA FESTA. 


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA (EAJAMA0310) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA DE DIVISÃO, CUJO DIVISOR TENHA NO MÁXIMO DOIS ALGARISMOS, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS.
LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0402) IDENTIFICAR E ENTENDER TEXTOS CURTOS QUE CIRCULAM EM DIFERENTES CAMPOS.
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=X1Vlhhdpaxk
https://www.youtube.com/watch?v=jRc109T85p8

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).