Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Unidades de Medidas
O que são e para que servem?
Unidades de medidas são símbolos que servem para quantificar as diferentes grandezas, como comprimento, peso, volume, tempo entre outras.
Imagem: canva.com/fitamétrica_https://l1nk.dev/Q2njd
Alguns exemplos:
- O metro é uma unidade de medida comum para comprimento;
- O quilograma é usado para quantificar a quantidade de matéria (“peso”);
- O litro é empregado para medir a capacidade de um objeto tridimensional.
Neste texto abordaremos as unidades de medidas de comprimento, massa e capacidade/volume.
Unidades de Medidas de Comprimento
São aquelas que se usa para medir distâncias e tamanhos de objetos.
As principais são: metro (m), centímetro (cm), milímetro (mm) e quilômetro (km).
Relações entre elas
- 1 metro equivale a 100 cm.
- 1 centímetro equivale a 10 mm.
- 1 quilômetro equivale a 1000m.
Unidades de Massa (Peso)
São as unidades usadas para medir a quantidade de matéria (peso) de um objeto.
As principais são: quilograma (kg), grama (g), miligrama (mg) e tonelada (t)
Relações entre elas
- 1 quilograma equivale a 1000 gramas.
- 1 grama equivale a 1000 miligramas.
- 1 tonelada equivale a 1000 quilogramas.
Unidades de capacidade e volume
A capacidade é a quantidade máxima de líquido que um recipiente pode conter e o volume se refere ao espaço tridimensional que o líquido ocupa. As mais utilizadas são:
- De capacidade: litro (L) e mililitro (mL),
- De volume: centímetros cúbicos (cm3 ) e metros cúbicos (m3 ).
Relação entre elas
- 1 metro cúbico equivale a 1000 litros.
- 1 centímetro cúbico equivale a 1 mililitro.
- 1 litro equivale a 1000 mL.
Uma situação problema
Julia está comprando uma bancada para a sua cozinha e as dimensões (largura e comprimento) são dadas em metros, mas ela deseja saber as dimensões da bancada em centímetros que vai facilitar a escolha de acessórios e utensílios de cozinha. A bancada é especificada como tendo um comprimento de 2,5 metros e uma largura de 0,9 metros.. Ajude Julia a resolver esse problema.
Sabemos que 1 metro equivale a 100 centímetros, logo:
Largura = 0,9 x 100 = 90,0 cm.
Comprimento = 2,5 x 100 = 250,0 cm.
Portanto, o comprimento da bancada é de 250 centímetros e a largura é de 90 cm.
Outra situação problema
Uma piscina retangular tem dimensões de 10 metros de comprimento, 5 metros de largura e 1,5 metros de profundidade. Qual é o volume total da piscina em litros? (1 metro cúbico = 1000 litros).
O volume dessa piscina é dado pelo produto do comprimento, da largura e da profundidade.
Volume = 10 x 5 x 1,5 = 75 metros cúbicos.
Como 1 metro cúbico equivale a 1000 litros, podemos afirmar que essa piscina possui 75 mil litros de água.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Questão 01
Pedro está organizando um churrasco e planeja comprar 3 quilogramas de carne. Quando ele chegou à loja, o açougueiro colocou a carne em uma balança e o mostrador registrou 3.500 gramas. A quantidade de carne que Pedro comprou, em quilogramas, foi
(A) 0,03 kg
(B) 0,3 kg
(C) 3 kg
(D) 3,5 kg
Questão 02
Carlos foi participar de uma atividade física no parque. Como ele precisa se hidratar, comprou um garrafão de água mineral com capacidade de 5 litros. Sabendo que ele bebeu 1,5 litros de água pela manhã e 750 ml à tarde, podemos afirmar que, a quantidade de água que ainda resta no garrafão é de
(A) 2,75 litros
(B) 2,5 litros
(C) 3,25 litros
(D) 3,5 litros
Questão 03
O chacareiro Pedro produz leite fresco e todos os dias ele precisa encher garrafas de leite para entregar em uma feira próxima à chácara. Se Pedro tem garrafas de leite com 500mL cada.
A) Quantas garrafas ele precisa encher para transportar 25 litros de leite?
B) Se ele encher 20 garrafas de leite para entrega, quantos litros ele precisará retirar do tanque de armazenamento da chácara?
Questão 04
Pedro está usando uma régua para medir o comprimento de um livro. A régua tem 30 centímetros de comprimento.
A) Quantos metros são equivalentes a 30 centímetros?
B) Se o livro tem 25 centímetros de comprimento, quantos milímetros faltam para a régua cobrir todo o comprimento do livro?
Saiba mais
Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para saber um pouco mais sobre medidas de capacidade.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0428) Identificar e relacionar as unidades de medida de mesma natureza, utilizando-as na resolução de situações-problema de seu cotidiano. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |