You are currently viewing Matemática – Propriedade dos Ângulos Formados por Retas Paralelas Cortadas por uma Transversal

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 6° Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal, determinam vários tipos de ângulos que possuem nomes e relações específicas entre si. Este texto abordará esses diferentes ângulos formados, suas nomenclaturas e as propriedades que os relacionam.

Imagem do Autor produzida no Geogebra

Os ângulos correspondentes são aqueles que estão localizados do mesmo lado da transversal, um ângulo está dentro das retas paralelas e o outro está fora. Na imagem abaixo, o ângulo a é correspondente com o b e o ângulo c é correspondente com o d

OBS. Existem outros.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Na imagem, a é congruente com b e c é congruente com d.

Os ângulos alternos internos são pares de ângulos que estão em lados opostos da transversal e dentro das duas retas paralelas, já os alternos externos estão, também em lados opostos, só que fora das duas retas paralelas. Veja na figura abaixo exemplos destes ângulos.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Nas imagens, o ângulo o é alterno interno com o p e m é alterno interno do n. Já na outra imagem, o ângulo x é alterno externo do y e z é  alterno externo do w.

Na imagem, m é congruente com n, o é congruente com p, x é congruente com y e z é congruente com w.

Os ângulos colaterais internos estão do mesmo lado da transversal e dentro das duas retas paralelas, já os colaterais externos, também estão do mesmo lado das duas paralelas, só que dentro das paralelas. Veja na figura abaixo exemplos destes ângulos.

Determine a medida dos ângulos x, y e z, na imagem abaixo, sabendo que as retas r e s são paralelas e t uma transversal.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Observando na figura temos:

• x é correspondente com 40º, logo x, também mede 40º.
  • x é alterno interno com y, logo y, também mede 40º.
  • z é colateral interno com y, logo z + y = 180°, como y = 40°, então z = 140º.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Sabendo que as retas f e g são paralelas e que a reta h é uma transversal, calcule as medidas dos ângulos AGF, AGH, BGH, CHE, EHD e DHG na figura abaixo.

Arquivo pessoal do prof. Hélio

QUESTÃO 02

Observe a imagem abaixo, nela temos as retas paralelas (r e s), uma reta transversal (t) e alguns ângulos em destaque.

Fonte: Arquivo pessoal

Agora responda:

A) Quais ângulos são colaterais internos e externos?

B) Quais ângulos são alternos internos e externos?

C) Quais ângulos são correspondentes?

QUESTÃO 03

Sobre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, podemos afirmar que os

(A) colaterais externos são congruentes.

(B) correspondentes são complementares.

(C) colaterais são suplementares.

(D) alternos internos são suplementares.

QUESTÃO 04

Observe a figura.

Fonte: Arquivo pessoal

Nela podemos afirmar que soma das medidas dos ângulos EAD e ADI é igual a

(A) 135º.

(B) 180°.

(C) 90°.

(D) 360°.

Acesse o canal do prof. Hélio para aprender um pouco mais sobre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Só clicar no vídeo.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0616) Reconhecer relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.