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Matemática – Adição e subtração com números inteiros

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

A seguir, assista à videoaula do professor Hélio com a temática operações com números inteiros.

Adição e Subtração com Números Inteiros | Aula 7 | 7ª série EAJA | Matemática

O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS

O conjunto dos números inteiros é composto pelos números que não possuem parte decimal. Fazem parte deste conjunto os números negativos, positivos e o ZERO. São bastante utilizados nas medições de altitude, saldo de gols, saldo bancários, temperatura, entre outros.

REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NA RETA NUMÉRICA

Imagem: Livro PNDL: Matemática – Realidade e Tecnologia, Joamir Souza, p42 Vol. 7

COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

  • Se um for negativo, e outro, positivo, o menor será o negativo.
  • Se ambos forem negativos, o menor é o representado mais distante da origem.
  • Se ambos forem positivos, o menor é o representado mais próximo da origem.

ATIVIDADE

Qual dos números é o maior?

a) 1025 e 1228?

b) -12 e -8?

c) 127 e -523

d) -341 e 25?

e) 0 e -6?

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

ADIÇÃO

Na adição com números inteiros devemos somar as parcelas. Cuidado com o sinal positivo e negativo.

Vamos para alguns exemplos, utilizando a reta numérica, para explicação.

Exemplo 1:   + 2 + (+ 4 ) = + 6

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7 p.49

Nesse caso tivemos que deslocar 4 unidades para a direita, partindo de 2.


Exemplo 2:   – 4 + ( + 8 ) = + 4

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7 p.49

Nesse caso tivemos que deslocar 8 unidades para a direita, partindo de – 4.


Exemplo 3:     + 6 + ( – 8 ) = – 2 

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7 p.49

Nesse caso tivemos que deslocar 8 unidades para a esquerda, partindo de + 6.


Exemplo 4:    – 2 + ( – 6 ) = – 8 

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7 p.49

Nesse caso tivemos que deslocar 6 unidades para a esquerda, partindo de – 2.


RESOLUÇÃO SEM O USO DA RETA NUMÉRICA

Neste caso, temos que lembrar da definição de OPOSTO ou SIMÉTRICO de um número inteiro. O oposto ou simétrico de um número inteiro, é o número que se encontra a uma mesma distância do zero. O oposto de um número negativo será esse mesmo número com o sinal positivo, e o oposto de um número positivo será esse mesmo número com o sinal negativo.

Veja os seguintes exemplos.

Exemplo 1:   

+ 2 + (+ 4 ) = + 2 + 4 = + 6

Nesse caso, como os sinais são iguais, adicionamos e conservamos o sinal.


Exemplo 2:   

– 4 + ( + 8 ) =  –  4 + 8 = + 4

Nesse caso, como os sinais são diferentes, subtraímos e conservamos o sinal do número com maior valor absoluto (8).


Exemplo 3:     

+ 6 + ( – 8 ) =  + 6 – 8 = – 2 

Nesse caso, como os sinais são diferentes, subtraímos e conservamos o sinal do número com maior valor absoluto (8).


Exemplo 4:

– 2 + ( – 6 ) = – 2 – 6 = – 8 

Nesse caso, como os sinais são iguais, adicionamos e conservamos o sinal.


Eliminamos os parênteses apenas desconsiderando o sinal de + que aparece antes deles e mantendo o sinal do número que está dentro desses parênteses. Não tomamos o oposto dele.


SUBTRAÇÃO

Na subtração com números inteiros devemos subtrair dois valores. Cuidado com o sinal positivo e negativo.

Vamos para alguns exemplos, utilizando a reta numérica, para explicação.

Devemos lembrar que subtrair um número é adicionar o seu oposto.

Exemplo 1:

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7, p. 51 e 52.

Para eliminar o segundo parênteses, pegamos o oposto de – 9. No final subtraímos e conservamos o sinal do maior valor absoluto (9).


Exemplo 2:

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7, p. 41 e 52.

Para eliminar o segundo parênteses, pegamos o oposto de + 2. No final adicionamos e conservamos o sinal.


Exemplo 3:

PNLD Matemática Realidade e Tecnologia, Vol 7, p. 51 e 52.

Para eliminar o segundo parênteses, pegamos o oposto de +19. No final subtraímos e conservamos o sinal do maior valor absoluto (19).


ATIVIDADES

Antes de começar estas atividades, acesse o canal do YouTube do Prof. Hélio e assista ao vídeo sobre operações com números inteiros. Link: https://youtu.be/SFt5MtcTsL4

4. Um termômetro está marcando –8°C em uma cidade. Se a temperatura subir 12°C, quantos graus marcará o termômetro?

5. A temperatura num freezer era de –15°C. Faltou energia elétrica e a temperatura subiu 9°C. A que temperatura se encontra agora o freezer?

Ficamos por aqui. Abraços e até a próxima.


Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoOperações com números inteiros (Adição e Subtração)
(EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolvam as operações: adição e subtração.
ReferênciasGiovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).