You are currently viewing Matemática – A Raiz Quadrada e a Raiz Cúbica de Números Racionais

Matemática – A Raiz Quadrada e a Raiz Cúbica de Números Racionais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Neste texto, vou abordar o conceito de números racionais e as operações de raiz quadrada e raiz cúbica aplicadas a esses números. Começarei falando da definição de números racionais, seguido pelas definições e exemplos de raiz quadrada e raiz cúbica. No final, apresentarei duas questões práticas utilizando esses conceitos.

Imagem: canva.com/raiz_https://acesse.one/SAbrm

Os números racionais são todos os números que podem ser expressos na forma de fração de uma fração.

Alguns exemplos:

A raiz quadrada de um número é um valor que, quando multiplicado por si mesmo, resulta no número original.

Em outras palavras, para um número x teremos:

Quando aplicamos a raiz quadrada em números racionais, buscamos um número racional que satisfaz essa condição.

Exemplo de Raiz Quadrada de Números Racionais

A raiz cúbica de um número é um valor que, quando multiplicado por si mesmo três vezes, resulta no número original.

Em outras palavras, para um número x teremos:

Da mesma forma, ao aplicar a raiz cúbica em números racionais, buscamos um número racional que satisfaça essa condição.

Exemplo de Raiz Cúbica de Números Racionais

Maria quer plantar um jardim quadrado com uma área de 225​ metros quadrados. Ela precisa saber o comprimento de um dos lados do jardim para cercá-lo. Qual é a medida das dimensões (largura e comprimento) do lado do jardim?

Resolução:

Lembrando que, em um quadrado, as dimensões (comprimento e largura) tem medidas iguais, logo, para determinar as dimensões do jardim, calculamos a raiz quadrada da área:

Resposta

As dimensões (largura e comprimento) do jardim são iguais a 15 metros.

João possui um tanque em forma de cubo com capacidade para 8 metros cúbicos de água. Ele precisa determinar a medida das dimensões (comprimento, largura e altura) desse tanque. Ajude o João!

Resolução

Lembrando que, em um cubo, as dimensões (comprimento, largura e altura) são iguais, logo, para determinar suas dimensões, basta calcular a raiz cúbica do volume:

Resposta

As dimensões (largura, comprimento e altura) do tanque são iguais são iguais a 2 metros.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

João está construindo um curral em uma área quadrada de 256 metros quadrados e precisa saber as dimensões desse terreno, para cercar o espaço adequadamente. João pediu ajuda ao seu filho e aplicou os conceitos de área de regiões quadradas e cálculo da raiz quadrada. Após realizar os cálculos, João pode concluir que as dimensões do curral será de

(A) 32 metros de comprimento e 8 metros de largura.
(B) 64 metros de comprimento e 4 metros de largura.
(C) 16 metros de comprimento e 16 metros de largura.
(D) 14 metros de comprimento e 14 metros de largura.

QUESTÃO 02

Podemos afirmar que o valor da expressão numérica, abaixo, é igual a

(A) 4.

(B) 6.

(C) 8.

(D) 12.

QUESTÃO 03

João tem um pequeno campo quadrado em sua fazenda onde ele quer plantar flores. Ele sabe que a área do campo é de 144 metros quadrados. Para cercar o campo, ele precisa saber o comprimento de um dos lados. Além disso, ele quer dividir o campo em 9 quadrados menores de tamanhos iguais.

A) Calcule o comprimento de um dos lados do campo original.

B) Após dividir o campo em 9 quadrados menores, determine o comprimento de um dos lados de cada quadrado menor.

QUESTÃO 04

Ana está organizando sua despensa e precisa guardar grãos em caixas cúbicas. Ela tem uma grande caixa cúbica com um volume de 27 metros cúbicos e quer distribuir os grãos em caixas menores, também cúbicas, cada uma com um volume de 1 metro cúbico.

A) Calcule a medida das dimensões (comprimento, largura e altura) da grande caixa cúbica.

B) Determine quantas caixas menores, cada uma com 1 metro cúbico de volume, ela precisará para armazenar todos os grãos da grande caixa.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0506) Resolver situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação (raiz quadrada e cúbica) de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.