You are currently viewing MATEMÁTICA – A DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE

MATEMÁTICA – A DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª/2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE

FONTE: MELANCIA – CANVA.COM

A DIVISÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA QUE USAMOS FREQUENTEMENTE NO NOSSO DIA A DIA. SEMPRE QUE QUEREMOS REPARTIR ALGO EM PARTES IGUAIS, ESTAMOS REALIZANDO UMA DIVISÃO. O SÍMBOLO DA DIVISÃO É 

IMAGINE QUE 5 PESSOAS VÃO DIVIDIR UMA CONTA DE R$30,00. QUANTO CADA UMA VAI PAGAR? 

PARA DESCOBRIR, PODEMOS USAR A DIVISÃO. 

FONTE: DIVISÃO DA CONTA – ACERVO NEC – PRODUZIDA NO GOOGLE DESENHOS.

AGORA PENSE NA SEGUINTE SITUAÇÃO. CÁSSIO TEM 8 PÃES PARA SEREM DISTRIBUÍDOS, IGUALMENTE, EM 3 EMBALAGENS. QUANTOS PÃES ELE COLOCARÁ EM CADA EMBALAGEM?

FONTE: DIVISÃO DOS PÃES – ACERVO NEC – PRODUZIDO NO CANVA.COM

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

PAULO É MOTORISTA DE APLICATIVO. HOJE ELE TRABALHOU POR 5 HORAS E RECEBEU R$75,00 PELO TRABALHO. HOJE, O VALOR DA HORA DE TRABALHO DE PAULO FOI DE

(A) R$15,00.

(B) R$17,00.

(C) R$20,00.

(D) R$25,00.

QUESTÃO 2

JOANA FAZ BOMBONS PARA VENDER E AUMENTAR SUA RENDA. HOJE, ELA TEM 10 BOMBONS PARA DISTRIBUIR IGUALMENTE NAS 3 CAIXAS QUE ELA TEM DISPONÍVEL. DESSE MODO

A) QUANTOS BOMBONS JOANA VAI COLOCARÁ EM CADA CAIXA?

B) TODOS OS BOMBONS SERÃO COLOCADOS NAS CAIXAS OU VAI SOBRAR ALGUM?

QUESTÃO 3

CARLA TEM 17 METROS DE FITA DE ENFEITE. ELA QUER CORTAR ESSA FITA EM PEDAÇOS DE 5 METROS CADA. CARLA DESEJA SABER QUANTOS PEDAÇOS NA MEDIDA DESEJADA ELA CONSEGUIRÁ CORTAR E SE SOBRARÁ FITA.

EXPLIQUE COMO CARLA PODE DESCOBRIR ISSO. SE PRECISAR, FAÇA OS CÁLCULOS.

QUESTÃO 4

MARCO GASTOU 64 PARAFUSOS PARA MONTAR 8 CADEIRAS PARA SUA CLIENTE. SE AS CADEIRAS SÃO IGUAIS E FOI USADA A MESMA QUANTIDADE DE PARAFUSOS EM CADA UMA DELAS, ENTÃO, CADA CADEIRA MARCO USOU

(A) 8 PARAFUSOS. 

(B) 9 PARAFUSOS.

(C) 10 PARAFUSOS.

(D) 12 PARAFUSOS.


SAIBA MAIS

NA MATEMÁTICA, DIVIDIR É REPARTIR EM PARTES IGUAIS. ESSA IDEIA É APRESENTADA NO VÍDEO “DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE”, DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA. ASSISTA-O!

Canal Cristiane Souza “DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE”. Disponível em: <https://youtu.be/KPOqc1kdMfc>. Acesso em: 23 Mai 2022.


AutoriaCristiane Soares de Souza, Licenciatura em Matemática.
Componente Curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0115) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas.   
História(EAJAHI0214) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual.
ReferênciasSENA, Ailton. Divisão Social do Trabalho. Educa Brasil. URL https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/divisao-social-do-trabalho, consultado em 18/05/2022.

LUIZ, Robson. Divisão. Escola Kids.URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/operacao-da-divisao.htm, consultado em 18/05/2022.