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Matemática – A classificação dos ângulos

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Ângulos são formas geométricas formadas pela intersecção de duas linhas. Eles são medidos em graus e podem ser de diferentes tipos. Conhecer esses tipos de ângulos é importante porque eles aparecem em muitas situações do nosso dia a dia. Neste texto vamos aprender mais sobre cada tipo de ângulo e como identificá-los.

Imagem: canva.com/https://l1nk.dev/pNOvm

Um ângulo é formado por dois elementos principais:

  • Vértice: é o ponto onde as duas linhas que formam o ângulo se encontram.
  • Lados: são as duas linhas que partem do vértice. Eles definem a abertura do ângulo.

Para entender melhor, imagine um ângulo como uma pizza cortada em fatias. O vértice é o ponto central da pizza, e os lados do ângulo são os bordos de uma fatia.

Veja na figura esses elementos

Imagem do Autor Produzida no Geogebra

Os ângulos podem ser medidos em diferentes unidades. As duas unidades mais comuns são:

  • Graus (°): é a unidade mais usada para medir ângulos é o grau. Um círculo completo tem 360 graus.
  • Símbolo: °
  • Exemplo: 90° (lê-se “noventa graus”)
  • Radianos (rad): essa unidade de medida será estudada em séries posteriores a essa.

Os ângulos podem ser classificados de acordo com a sua medida em graus. 

Existem quatro tipos principais de ângulos:

  • Ângulo Agudo: é um ângulo que mede mais de 0° e menos de 90°. Ele é pequeno e “pontudo”, como um pedaço fino de pizza.

Imagem do Canva _ Pedaço de Pizza

  • Ângulo Reto: é um ângulo que mede exatamente 90°. Ele forma um “L” perfeito, como os cantos de uma folha de papel.

Imagem do Canva _ Folha de Papel

  • Ângulo Obtuso: é um ângulo que mede mais de 90° e menos de 180°. Ele é mais “aberto” do que um ângulo reto, mas não chega a ser uma linha reta, como as portas de um armário ligeiramente abertas.

Imagem do Canva _ Armário com Porta Aberta

  • Ângulo Raso: é um ângulo que mede exatamente 180°. Ele forma uma linha reta, como um espacate de uma dançarina.

Imagem do Canva _ Espacate

Veja esses ângulos nas imagens abaixo

Imagem do Autor Produzida no Geogebra

Só para finalizar!

Compreender os ângulos e suas diferentes classificações e unidades de medida é essencial em muitas áreas do conhecimento. Seja em matemática, engenharia ou no dia a dia, os ângulos ajudam a compreender melhor o mundo que nos rodeia.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Um ângulo que forma um canto perfeito, como o encontro de duas paredes em um cômodo quadrado, é chamado de ângulo

(A) agudo.

(B) reto.

(C) obtuso.

(D) raso.

QUESTÃO 02

Quando os ponteiros de um relógio marcam 3 horas, eles formam um ângulo

(A) agudo.

(B) reto.

(C) obtuso.

(D) raso.

QUESTÃO 03

Sua esposa quer plantar um jardim em formato de triângulo. Ela quer que um dos ângulos do jardim seja um ângulo agudo. Explique, de forma simples, o que significa um ângulo agudo e como ela pode garantir que o ângulo do jardim seja agudo.

QUESTÃO 04

Seu vizinho está construindo uma cerca para delimitar seu terreno. Ele precisa que um dos postes da cerca forme um ângulo reto com o portão. Explique, de forma simples, como ele pode verificar se o ângulo formado é realmente um ângulo reto, utilizando apenas materiais que ele provavelmente tem em casa (como um pedaço de madeira e um lápis).

Vídeo do canal do professor Hélio

Canal do Prof. Hélio <YouTube>

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0421) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, comparando e identificando os tipos mais comuns.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.