Quando se fala em máquina, talvez você pense logo em uma máquina de lavar, um liquidificador, o motor de um carro ou um computador. Mas uma tesoura ou um simples parafuso também são máquinas.
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Esses primeiros meios foram a alavanca, a roldana e o plano inclinado que, por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples.
Dessa forma, podemos definir máquinas simples como ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e a execução de tarefas simples do dia a dia.
Atividade 1
Assista ao vídeo “Máquinas simples – parte 1”, disponível no link abaixo, que explica o funcionamento e o uso da roldana, um tipo de máquina simples muito utilizada pelo homem. Se possível, convide um familiar ou amigo para assistir com você.
Atividade 2
Agora, assista ao vídeo “Máquinas simples – parte 2”, disponível no link abaixo, que destaca o uso do plano inclinado, da cunha e da alavanca em atividades do nosso dia a dia.
Atividade 3
Após assistir aos vídeos sobre máquinas simples, reflita e responda em seu caderno:
O que você entende por máquina? Cite exemplos de máquinas que você utiliza em seu dia a dia.
Escolha umas das máquinas que você citou acima e explique como ela facilita a sua vida cotidiana.
Atividade 4
Observe a imagem disponível no link abaixo:
Essa imagem ilustra a famosa história de Arquimedes, um grande pensador da Antiguidade, que ao descobrir o funcionamento das alavancas, afirmou: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo.” Arquimedes quis mostrar o grande poder de ampliação de forças que se pode obter através de uma alavanca. Conta-se que ele conseguiu mover um navio que somente um grande número de pessoas teria conseguido.
Atividade 5
Arquimedes teve uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna, contribuindo com várias descobertas e invenções que hoje facilitam nossa vida. Agora, analise as seguintes situações cotidianas e explique, em seu caderno, como você as solucionaria, citando máquinas simples que poderiam auxiliá-lo. Você poderá fazer ilustrações para complementar suas explicações.
1 – Uma lata de leite condensado precisa ser aberta para se fazer um brigadeiro.
2 – O pneu de um carro furou e você precisa trocá-lo;
3 – Dois sacos de cimento precisam ser transportados até um caminhão;
4 – Um prego preso em uma parede precisa ser retirado.
5 – O botijão de gás acabou e precisa ser trocado, mas o registro está muito apertado para ser
girado com a mão.
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0604) Entender a importância e o funcionamento de máquinas inventadas pelo homem para melhoria da qualidade de vida. |
Professor | Shaleny Costa Pereira Castro |
Instituição Educacional | E. M. Agripina Teixeira Magalhães E. M. T. I. Alonso Dias Pinheiro |
CRE | Maria Helena Batista Bretas |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries