You are currently viewing Educação Física – LUTAS DO BRASIL: QUEM LUTA NÃO BRIGA!

Educação Física – LUTAS DO BRASIL: QUEM LUTA NÃO BRIGA!

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  5ª SÉRIE da Eja.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade iremos dialogar sobre Lutas brasileiras e compreender as diferenças entre luta e briga.


ATIVIDADE 1

Marajoara, estilo de luta corpo a corpo, foi criada e é muito praticada no norte do Brasil. O objetivo da luta é fazer o adversário encostar as costas no chão. Sempre acontecem na areia ou em local de terreno macio para evitar que os participantes se machuquem. Originada da mesclagem indígena com africanos escravizados, essa luta ainda sofreu influência das brigas de búfalos. O búfalo é um animal oriundo da Ásia, e os primeiros foram introduzidos no Brasil através da ilha de Marajó, em 1895, dando início à formação do rebanho brasileiro. Hoje, na ilha de Marajó, é onde está concentrada a maior quantidade de búfalos do Brasil. De acordo com dados do IBGE e EMATER, existe mais búfalos do que habitantes. Lá é búfalo para todo lado, convivem tanto com o búfalo, e com tanta naturalidade que ele virou inspiração para Luta Marajoara. Inicialmente essa luta era praticada pelos índios e pessoas escravizadas como forma de lazer. Hoje, a luta faz parte da vida dos marajoaras desde à infância, seja para entretenimento, saúde, defesa pessoal ou profissão. Recentemente a luta Marajoara teve maior reconhecimento mundial pois um atleta marajoara, que usa essa luta como uma das suas bases no MMA, Deiveson Figueiredo, foi consagrado campeão do UFC do peso-mosca. Você acha esse reconhecimento importante para os marajoaras? Reflita sobre o assunto e escreva sua resposta, em seu caderno, justificando-a.

ATIVIDADE 2

Você conhece a luta Marajoara? Assista o vídeo e aprecie-a.

“Luta Marajoara” – Canal: Leonardo Portal – Link: https://www.youtube.com/watch?v=6ICsO08CBfQ&feature=youtu.be

ATIVIDADE 3

HUKA-HUKA é uma luta corpo a corpo, criada pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. Ela é bastante praticada nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas. Para além de esporte, essa luta possui um caráter disciplinar, promotora da cultura local e ritualístico, pois é praticada durante o Quarup (ritual de homenagem aos mortos). A luta se inicia com os atletas de joelhos, onde os lutadores ficam frente a frente, e giram de forma circular em sentido horário. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Assista o vídeo abaixo “Luta tradicional Huka Huka na Aldeia Multiétnica”, produzido e disponibilizado pelo site Encontro de Culturas, e aprecie essa luta.

“Luta tradicional Huka Huka na Aldeia Multiétnica” – Canal: Encontro de Culturas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wONaFbDeOOo

Você conhecia o Huka Huka? Acredito que não! Mas tenho certeza que você conhece o Taekwondo, judô e Karatê. Porque nós brasileiros conhecemos mais as lutas orientais do que as lutas indígenas, que são nossas? Conhecer e valorizar nossas raízes indígenas é preservar o que somos, nossas características, nossa identidade. Mas é claro que também devemos conhecer e experimentar outras culturas como forma de valorizar a diversidade cultural dos povos e como enriquecimento cultural. O que se torna inaceitável, somos nós, descendentes de povos indígenas, mais do que não conhecer nossas raízes é cometer atos carregados de discriminação e violência. Mas e você, qual sua opinião sobre os povos indígenas? Você sabe quais os principais povos indígenas que vivem no Brasil atualmente? Qual é a influência desses povos na configuração da sociedade brasileira? Além do Huka huka, quais outros esportes são praticados por esses povos? Faça pesquisas na internet ou converse com amigos e familiares, e responda essas perguntas em seu caderno. Com essa pesquisa você vai descobrir o quanto as histórias, culturas, tradições e saberes dos povos indígenas são interessantes.

ATIVIDADE 4

As lutas, independente da origem, não é sinônimo de injustiça, violência, delinquência e covardia. Lutar não é brigar. Por mais que esses verbos, no dicionário, possuam o mesmo significado e são usados como sinônimos de combater, o emprego deles no dia a dia demonstra distinção. As brigas são combates corpo a corpo realizadas ilegalmente, pode envolver armas, vários adversários e não tem regras. A violência está sempre presente e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo em morte. Já as lutas são vivências limpas, com regras estabelecidas, realizadas em locais apropriados, onde a disputa baseia-se no respeito entre as pessoas. Apesar da maior parte das pessoas relacionarem lutas com brigas, não é isso que ocorre. Os verdadeiros lutadores entendem que a prática é entretenimento, saúde e defesa. Nunca vão utilizar seus conhecimentos para machucar uma pessoa ou agir covardemente contra ela. Um lutador é muito mais do que uma pessoa que domina a técnica, é aquele que possui autocontrole, e privilegia o diálogo ao invés do embate corporal. Assista o vídeo abaixo “Lutas x Brigas” e visualize essa diferença.

“Lutas x Brigas” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=5RiNF3qpJuE&feature=youtu.be

Chegamos ao final da nossa atividade! Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre as Lutas criadas no Brasil. Elas são parte da nossa cultura. Manter a cultura viva na memória, protegê-la e valorizá-la é uma forma de preservar o que somos, nossas características, nossa identidade. Pratique lutas, sempre que puder, como forma de lazer ou em busca de saúde. E que as aprendizagens da luta sirva para sua vida, prezando sempre pelo diálogo e não pela briga e embate corporal.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial.
(EAJAEF0533) Conhecer os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais.
(EAJAEF0534) Compreender a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional.

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola TV, veiculado pela TV UFG e TV Sagres: