Olá, você já viu uma luta indígena? A luta pode ser uma brincadeira muito saudável e com regras lúdicas que trazem diversão e entretenimento aos praticantes. O índio também tem suas lutas desportivas, assim como nós não indígenas temos nossas grandes competições. Os jogos dos povos indígenas foram criados em 1996 e a primeira competição ocorreu em Goiânia. Os jogos indígenas não buscam resultados de alta performance, mas sim harmonia entre todos os participantes, privilegiando o aspecto lúdico da prática esportiva, revelando e resgatando as manifestações esportivas tradicionais indígenas.
Nesta atividade vamos conhecer a luta do “Derruba toco”, praticada pelos índios Pataxós de Minas Gerais e da Bahia, que também é conhecida pelos índios Tupinambás como luta do Maracá. Vamos conhecer e apreciar essa luta?
Considerando o conteúdo do vídeo identifique como se define o ganhador da luta. Quem vence a luta? Descreva, em seu caderno, sua conclusão sobre esse assunto, e assim que possível, compartilhe com seu professor e colegas. Bom trabalho!
Acesse o link abaixo para ler o texto de uma publicação em uma rede social: “Derruba toco”.
Link: https://www.facebook.com/Equipe2Rejeitados/
Agora, se possível, e após ler o texto na rede social Facebook, procure um espaço em sua casa onde você e seus familiares, possam praticar o “Derruba Toco”. Não esqueça de seguir as orientações contidas no texto. Divirta-se
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | Compreender vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana. |