Hoje vamos falar sobre ARTE!
Você já imaginou a vida sem arte?
A vida sem arte não teria nenhuma graça, pois seria sem cores, sem música, sem dança, sem a representação: teatro, cinema, televisão… Nem consigo imaginar!
A arte está tão presente nas nossas vidas, que é como o oxigênio, a gente nem repara a importância que representa!
Como disse o poeta e escritor Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta!”
Ferreira Gullar foi um poeta escreveu para pessoas de todas as idades. Até para crianças! Infelizmente ele já faleceu, pois escrevia que era uma maravilha! Ele escrevia poemas que falam de sentimentos da alma! Ele gostava da vida, da arte!
Vamos ler (e ouvir) o poema Traduzir-se, de Ferreira Gullar. Esse poema foi musicado e cantado por Raimundo Fagner.
Portal Conexão Escola · Declamação de Poema – Ferreira Gullar – 2020 – 09 – 14
Traduzir-se
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.
Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.
Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
Traduzir uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?
Como a poesia nos faz leve! Poesia é um gênero da literatura, e Literatura é uma linguagem da arte. Você sabe quais são as outras linguagens da arte?
Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: Pintura, Desenho, Música, Dança, Teatro, Cinema, Literatura, História em Quadrinho, Escultura, Vídeo Game, Grafite, Fotografia…
Atividade 1
Leia – ou ouça – o poema e reflita sobre a relação que você tem com a arte, lembre das tantas linguagens da arte que temos.
Se possível escreva uma poesia falando sobre essa relação.
EAJA – 1º Segmento – Experiências e Curiosidades
Componentes | Objetos de Conhecimento/ Conteúdos | Habilidades |
Arte / Artes Visuais | Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais | Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica. |
Arte Artes Visuais | Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais. | Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar, criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade. |