Olá! Você vai continuar os estudos sobre a Linguagem Verbal e a Linguagem Não Verbal. Na atividade anterior você aprendeu a diferenciar uma da outra. Retome suas anotações para relembrar.
ATIVIDADE 1
Leia com atenção:
Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto.
Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:
a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.
b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nesta faixa etária.
c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.
d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.
ATIVIDADE 2
Você conhece a Turma da Mônica. Com certeza sim, não é só a criança que se diverte com essa turma, não é mesmo?! Crie sua própria história, faça as falas dos personagens no seu caderno.
Proponentes – Professores: | Gláucia Ferreira Ramos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Renascer |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 4ª Série |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. (EAJALP0471) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticos dos gêneros. (EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas. |
Temática | Linguagem não verbal |