You are currently viewing Língua Portuguesa – Linguagem verbal e não verbal

Língua Portuguesa – Linguagem verbal e não verbal

Olá! Você vai continuar os estudos sobre a Linguagem Verbal e a Linguagem Não Verbal. Na atividade anterior você aprendeu a diferenciar uma da outra. Retome suas anotações para relembrar.


ATIVIDADE 1

Leia com atenção:

IMG_256

Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto.

Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:

a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.

b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nesta faixa etária.

c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.

d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.


ATIVIDADE 2

Você conhece a Turma da Mônica. Com certeza sim, não é só a criança que se diverte com essa turma, não é mesmo?! Crie sua própria história, faça as falas dos personagens no seu caderno.

IMG_256

Proponentes – Professores:Gláucia Ferreira Ramos
Instituição Educacional:Escola Municipal Renascer
CRE: Jarbas Jayme
EAJA –Série: 4ª Série
Componente Curricular:Língua Portuguesa                                                 
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. (EAJALP0471) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticos dos gêneros. (EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas.
TemáticaLinguagem não verbal