Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA.
NESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ EXPLORAR AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS DAS QUAIS PARTICIPAMOS, AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DE NOSSA LÍNGUA, MAIS ESPECIFICAMENTE A LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL.
PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS PROCESSOS COMUNICATIVOS, O USO E AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA ANA CRISTINA.
A LINGUAGEM FORMAL TAMBÉM É CHAMADA DE LINGUAGEM CULTA. É UTILIZADA EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS ONDE NÃO HÁ INTIMIDADE ENTRE OS INTERLOCUTORES ( PESSOAS QUE PARTICIPAM DE UM DIÁLOGO).
CARACTERÍSTICAS
SEGUE AS REGRAS GRAMATICAIS ;
PRONÚNCIA CORRETA E CLARA DAS PALAVRAS;
VOCABULÁRIO RICO E AMPLO.
A LINGUAGEM INFORMAL TAMBÉM É CHAMADA DE LINGUAGEM COLOQUIAL. É UTILIZADA QUANDO SEUS INTERLOCUTORES SÃO AMIGOS OU FAMILIARES E EM MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO.
CARACTERÍSTICAS
NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO COM O USO CORRETO DAS REGRAS GRAMATICAIS;
USO DE VOCABULÁRIO SIMPLES E EXPRESSÕES POPULARES;
USO DE GÍRIAS, PALAVRÕES, PALAVRAS INVENTADAS, ONOMATOPEIA, GESTOS;
USO DE PALAVRAS ABREVIADAS OU CONTRAÍDAS: CÊ (VOCÊ), PRA(PARA), TÁ(ESTÁ), TBM(TAMBÉM), DPS(DEPOIS), BLZ(BELEZA);
ESTÁ SUJEITA A MUDANÇAS REGIONAIS, CULTURAIS E SOCIAIS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E INDIQUE AQUELA EM AS PESSOAS ESTÃO CONVERSANDO E USANDO A LINGUAGEM FORMAL.
QUESTÃO 2
LEIA AS MENSAGENS A SEGUIR, COMPARE OS TEXTOS E RESPONDA:
- VOCÊ PERCEBEU ALGUMA DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM UTILIZADA NOS TEXTOS ?
( ) NÃO ( ) SIM
- QUAL FOI A DIFERENÇA PERCEBIDA?
- QUAL DOS TEXTOS OBEDECE ÀS REGRAS DA GRAMÁTICA?
( ) TEXTO 1 ( ) TEXTO 2
- EM QUAL DELES AS PALAVRAS FORAM ACENTUADAS E AS FRASES FORAM PONTUADAS?
( ) TEXTO 1 ( ) TEXTO 2
- E QUAL DOS TEXTOS FOI USADO EM UMA CONVERSA DE TRABALHO?
( ) TEXTO 1 ( ) TEXTO 2
QUESTÃO 3
QUANDO VOCÊ CONVERSA COM SEUS FAMILIARES, COLEGAS DE TRABALHO, AMIGOS, CHEFES, AO VIVO OU NÃO, VOCÊ ESTÁ PARTICIPANDO DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. E PARA ISSO, VOCÊ USA DIVERSOS RECURSOS: A SUA VOZ, O SEU CORPO, ENVIA FOTOS, ÁUDIOS, MENSAGENS DE TEXTO, ENTRE OUTROS.
OU SEJA, VOCÊ ESTÁ SEMPRE FAZENDO USO DAS LINGUAGENS PARA SE COMUNICAR, COMPARTILHAR SUAS IDEIAS E INFORMAÇÕES.
PROCURE EM REVISTAS OU JORNAIS IMAGENS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS NO AMBIENTE DE TRABALHO, E SE POSSÍVEL, CRIE UM DIÁLOGO PARA ACOMPANHAR AS IMAGENS QUE VOCÊ ESCOLHEU. LEMBRE-SE! É ESCREVENDO QUE SE APRENDE A ESCREVER.
QUESTÃO 4
AS LÍNGUAS QUE FALAMOS POSSUEM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E SOFREM ALTERAÇÕES, TANTO NA MANEIRA DE FALAR QUANTO DE ESCREVER. FATORES COMO A IDADE, O SEXO, A REGIÃO GEOGRÁFICA E A CLASSE SOCIAL FAZEM COM QUE ACONTEÇA UM FENÔMENO CONHECIDO POR VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
VEJA UM EXEMPLO DE VARIAÇÃO LINGUISTICA OBSERVANDO OS NOMES QUE O PÃO FRANCÊS RECEBE AQUI NO BRASIL, NA FRANÇA E EM PORTUGAL.
QUESTÃO 5
AS FRASES A SEGUIR FORAM ESCRITAS NA LINGUAGEM INFORMAL, REESCREVA-AS EM SEU CADERNO UTILIZANDO A LINGUAGEM FORMAL.
- DOEU PRA CARAMBA A SAPECADA NO DEDO.
- EITA QUE ESSA COMIDA TA PRA LÁ DE BOA!
QUESTÃO 6
NESTA ATIVIDADE VOCÊ EXPLOROU O USO DA LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL, SUAS CARACTERÍSTICAS E QUANDO USAR UMA OU OUTRA. DURANTE A SEMANA, OBSERVE COMO SÃO AS CONVERSAS EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. COMPARE E ANALISE A MANEIRA DE CONVERSAR DE SEUS SUPERIORES(CHEFES) E DE SEUS COLEGAS. PROCURE IDENTIFICAR QUANDO É USADA A LINGUAGEM FORMAL E A INFORMAL.
GLOSSÁRIO
INTERLOCUTORES – SUBSTANTIVO MASCULINO – CADA UMA DAS PESSOAS QUE PARTICIPAM DE UMA CONVERSA, DE UM DIÁLOGO. ONOMATOPEIA É UMA FIGURA DE LINGUAGEM, CONHECIDA COMO FIGURA DE SOM. ELA BUSCA IMITAR SONS E RUÍDOS COMO DE OBJETOS QUEBRANDO, INTERJEIÇÃO, SONS DE ANIMAIS, DA NATUREZA E SEU USO EXPANDE-SE PARA A MÚSICA, POEMA E DIÁLOGOS INFORMAIS. |
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDES 13 E ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO CLICANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0187) Compreender que diálogos e interações ocorrem em situações formais e informais. (EAJALP0189) Ampliar o repertório linguístico discursivo na interação. (EAJAHI0212) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/linguagem-formal-e-informal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=851 https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/eja-fase2/2610-15-04-linguagem-formal-e-informal.html https://www.facebook.com/linguaportuguesa07/photos/a.271773609503284/753962927951014/?type=3 |