ESTA AULA PERTENCE AO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
VOCÊ SABIA QUE OS ÍNDIOS KARAJÁS SÃO HABITANTES SECULARES DAS MARGENS DO RIO ARAGUAIA NOS ESTADOS DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO? E QUE, O PASSAR DOS ANOS E A CONVIVÊNCIA COM A SOCIEDADE URBANA NÃO OS IMPEDIU DE MANTER COSTUMES TRADICIONAIS?
QUESTÃO 1
OS POVOS INDÍGENAS PERTENCEM A DIFERENTES ETNIAS, APRESENTANDO UMA DIVERSIDADE DE LÍNGUAS, CULTURAS E RITUAIS.
VAMOS VER O VÍDEO ABAIXO:
DIALOGUE COM OS COLEGAS SOBRE O VÍDEO, MAS TAMBÉM SOBRE A CULTURA INDÍGENA, EM ESPECIAL O VOCABULÁRIO E MODO DE FALAR.
QUESTÃO – 2
VAMOS LER COLETIVAMENTE O TRECHO ABAIXO:
O RITUAL DE PASSAGEM DO MENINO PARA A FASE ADULTACOMEÇA QUANDO O PAI DO MENINO SOLICITA AO RESPONSÁVEL PELOS RITUAIS PARA AUTORIZAR A CELEBRAÇÃO. OS KARAJÁ DE TODA A REGIÃO SÃO CONVIDADOS. CONVIDADOS E ANCIÃOS RECEBEM O MENINO PARA AS ORIENTAÇÕES . DURANTE O RITUAL, OS INDÍGENAS CANTAM E DANÇAM PARA MARCAREM UM NOVO TEMPO.
AGORA RESPONDA O TEXTO ABAIXO PREENCHENDO AS LACUNAS DE ACORDO COM O TEXTO QUE ACABAMOS DE LER.
O __________________ DE PASSAGEM DO MENINO PARA A FASE ____________________ COMEÇA QUANDO O PAI DO MENINO SOLICITA AO RESPONSÁVEL PELOS _____________________ PARA AUTORIZAR A ____________________. OS KARAJÁ DE TODA A REGIÃO SÃO CONVIDADOS. _____________________ E _____________________ RECEBEM O MENINO PARA AS _____________________ . DURANTE O RITUAL, OS INDÍGENAS _____________________ E _____________________ PARA MARCAREM UM NOVO TEMPO.
QUESTÃO – 3
EM NOSSO DIA A DIA A CULTURA INDIGENA ESTÁ MUITO PRESENTE. UTILIZAMOS DIVERSAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA, SENDO A MAIOR PARTE DELAS DE ORIGEM TUPI.
VAMOS PROCURAR ALGUMAS DESSAS PALAVRAS?
ABACAXI, ARAGUAIA, ARUANÃ, GOIÁS, GUARANI, IPORÁ, JATAÍ, KARAJÁ, MANDIOCA, PAJÉ, PARAÚNA, TAPIOCA, URUAÇU, URUCUM
QUESTÃO – 4
DIALOGUE SOBRE A PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO À ESCRITA DAS PALAVRAS QUE USAMOS NO COTIDIANO. HÁ SEMELHANÇA ENTRE ELAS? VOCÊ CONHECE OUTRAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA? QUAIS?
SAIBA MAIS
Consulte e use a Apresentação construída para esse material: https://docs.google.com/presentation/d/1hpAYSI-YZnxo8egBqtMboQrODpYgGpnc/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true
Para saber mais veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk
Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos
Componente Curricular: | Língua Portuguesa e Arte |
Habilidade: | (EAJAAR0238) Conhecer, apreciar e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira sobretudo suas matrizes indígenas, africanas e europeias. (EAJALP0106) Ler coletivamente e levantar hipóteses, de forma coletiva, relativas aos conteúdos das narrativas. (EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro. (EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de gênero durante a exposição oral. |
Referências | BRASIL. MEC. Coleção textos Indígenas – Série Cultura: Adornos e Pintura Corporal Karaja. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002030.pdf. Acesso em: 24, fev, 2022. GOIÂNIA. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE – GEREJA. MATRIZ ESTRUTURANTE EJA, 2022 POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Karajá. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. Acesso em: 24, fev, 2022. |