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LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE – POVOS INDÍGENAS – KARAJÁ

ESTA AULA PERTENCE AO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

VOCÊ SABIA QUE OS ÍNDIOS KARAJÁS SÃO HABITANTES SECULARES DAS MARGENS DO RIO ARAGUAIA NOS ESTADOS DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO? E QUE, O PASSAR DOS ANOS E A CONVIVÊNCIA COM A SOCIEDADE URBANA NÃO OS IMPEDIU DE MANTER COSTUMES TRADICIONAIS?

Índios Karajá Xambioá se reúnem em área próxima a Aldeia Okara, Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil CCBY3.0,20 de out de 2015.
IMAGEM 1: ÍNDIOS KARAJÁ XAMBIOÁ SE REÚNEM EM ÁREA PRÓXIMA A ALDEIA OKARA, FOTO DE MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL CCBY3.0,20 DE OUT DE 2015.

QUESTÃO 1

OS POVOS INDÍGENAS PERTENCEM A DIFERENTES ETNIAS, APRESENTANDO UMA DIVERSIDADE DE LÍNGUAS, CULTURAS E RITUAIS.

VAMOS VER O VÍDEO ABAIXO:

Encontro de Culturas – ALDEIA MULTIÉTNICA: Iwraru Karajá (TO) – cc – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KHeq68E_9K4

DIALOGUE COM OS COLEGAS SOBRE O VÍDEO, MAS TAMBÉM SOBRE A CULTURA INDÍGENA, EM ESPECIAL O VOCABULÁRIO E MODO DE FALAR. 

QUESTÃO – 2

VAMOS LER COLETIVAMENTE O TRECHO ABAIXO:

O RITUAL DE PASSAGEM DO MENINO PARA A FASE ADULTACOMEÇA QUANDO O PAI DO MENINO SOLICITA AO RESPONSÁVEL PELOS RITUAIS PARA AUTORIZAR A CELEBRAÇÃO. OS KARAJÁ DE TODA A REGIÃO SÃO CONVIDADOS. CONVIDADOS E ANCIÃOS RECEBEM O MENINO PARA AS ORIENTAÇÕES . DURANTE O RITUAL, OS INDÍGENAS CANTAM E DANÇAM PARA MARCAREM UM NOVO TEMPO.

AGORA RESPONDA O TEXTO ABAIXO PREENCHENDO AS LACUNAS DE ACORDO COM O TEXTO QUE ACABAMOS DE LER.

O __________________ DE PASSAGEM DO MENINO PARA A FASE ____________________ COMEÇA QUANDO O PAI DO MENINO SOLICITA AO RESPONSÁVEL PELOS _____________________ PARA AUTORIZAR A ____________________. OS KARAJÁ DE TODA A REGIÃO SÃO CONVIDADOS. _____________________ E _____________________ RECEBEM O MENINO PARA AS _____________________ . DURANTE O RITUAL, OS INDÍGENAS _____________________ E _____________________ PARA MARCAREM UM NOVO TEMPO.

QUESTÃO – 3

EM NOSSO DIA A DIA A CULTURA INDIGENA ESTÁ MUITO PRESENTE. UTILIZAMOS DIVERSAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA, SENDO A MAIOR PARTE DELAS DE ORIGEM TUPI.

VAMOS PROCURAR ALGUMAS DESSAS PALAVRAS?

ABACAXI, ARAGUAIA, ARUANÃ, GOIÁS, GUARANI, IPORÁ, JATAÍ, KARAJÁ, MANDIOCA, PAJÉ, PARAÚNA, TAPIOCA, URUAÇU, URUCUM

Atividade autoral, construída em: https://www.educolorir.com/

QUESTÃO – 4

DIALOGUE SOBRE A PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO À ESCRITA DAS PALAVRAS QUE USAMOS NO COTIDIANO. HÁ SEMELHANÇA ENTRE ELAS? VOCÊ CONHECE OUTRAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA? QUAIS?

SAIBA MAIS

Consulte e use a Apresentação construída para esse material: https://docs.google.com/presentation/d/1hpAYSI-YZnxo8egBqtMboQrODpYgGpnc/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true

Para saber mais veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk

Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos


Componente Curricular:
Língua Portuguesa e Arte
Habilidade:(EAJAAR0238) Conhecer, apreciar e valorizar o patrimônio e a memória cultural,
material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira sobretudo suas
matrizes indígenas, africanas e europeias.
(EAJALP0106) Ler coletivamente e levantar hipóteses, de forma coletiva,
relativas aos conteúdos das narrativas.
(EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo,
argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro.
(EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de
gênero durante a exposição oral.

ReferênciasBRASIL. MEC. Coleção textos Indígenas – Série Cultura: Adornos e Pintura Corporal Karaja. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002030.pdf. Acesso em: 24, fev, 2022.
GOIÂNIA. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE – GEREJA. MATRIZ ESTRUTURANTE EJA, 2022
POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Karajá. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. Acesso em: 24, fev, 2022.