You are currently viewing Língua Portuguesa: Você sabe como funciona um debate regrado?

Língua Portuguesa: Você sabe como funciona um debate regrado?

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O DEBATE É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR UMA QUESTÃO POLÊMICA NA QUAL SÃO APRESENTADOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA, ENVOLVENDO PRÁTICAS DA LINGUAGEM ORAL.

PARA QUE UM DEBATE REGRADO OCORRA É NECESSÁRIO: A PRESENÇA DE DEBATEDORES COM POSICIONAMENTOS DIFERENTES, DE MEDIADORES OU MODERADORES E DA PLATEIA.

O DEBATE PERMITE:

-A DINÂMICA DAS TROCAS: ESCUTA DO OUTRO, ORGANIZAÇÃO ANTECIPADA DO DISCURSO/ DA FALA – O POSICIONAMENTO.

-A JUSTIFICAÇÃO: A SUSTENTAÇÃO DO POSICIONAMENTO UTILIZANDO ARGUMENTOS.

-A REFUTAÇÃO: CONTESTAÇÃO OU RÉPLICA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES ?

Fonte: Canva Elementos

QUESTÃO 1

SUSTENTABILIDADE É UM TIPO DE DESENVOLVIMENTO QUE NÃO ESGOTA OS RECURSOS NATURAIS PARA O FUTURO. ESSA DEFINIÇÃO FOI CRIADA PELAS NAÇÕES UNIDAS – ONU PARA DISCUTIR E PROPOR MEIOS DE CONCILIAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. COM BASE NESTE CONCEITO, RESPONDA.

A) VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE A FORMA COMO VOCÊ VIVE DEIXA MARCAS NO MEIO AMBIENTE?

B) EM SUA OPINIÃO, É NECESSÁRIO QUE TODAS AS PESSOAS SE PREOCUPEM COM AS MARCAS QUE DEIXAM NO PLANETA? POR QUÊ?

QUESTÃO 2

PEGADA ECOLÓGICA É UM TERMO CRIADO PARA AVALIAR OS PADRÕES DE CONSUMO DE UM INDIVÍDUO. DESSA FORMA, É POSSÍVEL PERCEBER SE A TERRA RESISTE AO ESTILO DE VIDA DAS PESSOAS E PERMITE A COMPARAÇÃO ENTRE O CONSUMO E A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA ECOLÓGICO DO PLANETA.

INDIQUE COM QUAL OU QUAIS PEGADAS ECOLÓGICAS VOCÊ SE PREOCUPA EM REDUZIR

A) SEPARAR O LIXO.

B) ADQUIRIR PRODUTOS QUE NÃO AGRIDEM O MEIO AMBIENTE.

C) NÃO ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES.

D) APAGAR A LUZ AO DEIXAR O AMBIENTE.

QUESTÃO 3

LEIA PARA APRENDER COMO ORGANIZAR E PARTICIPAR DE UM DEBATE REGRADO.

Fonte> Imagens Canva Elementos

QUESTÃO 4

IMAGINE QUE VOCÊ FOI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE UM DEBATE SOBRE  SUSTENTABILIDADE. RELEIA O MATERIAL DESTA ATIVIDADE E PESQUISE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA EM SEUS LIVROS DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS OU NA INTERNET SE FOR POSSÍVEL, E PREPARE SEUS ARGUMENTOS.

QUESTÃO 5

PARA QUE OS DEBATEDORES TENHAM SEU MOMENTO DE FALA RESPEITADO, O MEDIADOR DEVE:

A) DEIXAR QUE OS DEBATEDORES FAÇAM E RESPONDAM PERGUNTAS A QUALQUER MOMENTO.

B) PROLONGAR O TEMPO DO DEBATE.

C) COMBINAR AS REGRAS DO DEBATE.


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 23) CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS – acesse o vídeo a seguir para compreender a diferença entre debate regrado e debate deliberativo.

Fonte: disponível em https://youtu.be/9o9DyYmJ_0A

Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0194) Participar de debates problematizando situações da realidade social.  
(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://sitesustentavel.com.br/pegada-ecologica-o-que-e-e-o-que-representa/ – acesso em 13/09/2022.
https://www.wwf.org.br/participe/porque_participar/sustentabilidade/ acesso em 14/09/2022
https://www.jornaljoca.com.br/a-terra-alcancou-seu-limite-no-uso-de-recursos-renovaveis-para-2018/ – acesso em 14/09/2022