Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
VERBOS INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS
A transitividade verbal é um conceito linguístico que descreve a relação entre o verbo e seus complementos em uma frase. Ela indica se um verbo precisa ou não ampliar seu sentido ou se pode ser utilizado sem a necessidade de complemento. Conheça agora três situações de predicação verbal.
Verbo intransitivo
São os verbos que não necessitam de um complemento para atribuir significado. Eles expressam uma ação que é plena em seu sentido. Por exemplo:
O sol brilha.
Ela dormiu.
Verbo transitivo direto
São os verbos que precisam de um complemento para atribuir sentido ao contexto da oração. Esse complemento recebe diretamente a ação expressa pelo verbo, e é chamando de objeto direto. Por exemplo:
Todos guardaram os materiais
Ela comeu a maçã.
Verbo transitivo indireto
São os verbos que precisam de um complemento ligados por uma preposição para atribuir sentido ao contexto da oração. Esse objeto não recebe diretamente a ação do verbo, pois é necessário o uso de preposição. Por exemplo:
Você necessita de atenção.
Ele gosta de música.
Além dessas categorias principais, há também os verbos que são classificados como transitivos diretos e indiretos simultaneamente, dependendo do contexto em que são utilizados. Eles podem ser chamados de verbos transitivos diretos e indiretos, ou verbos bitransitivos. Por exemplo:
Ele fez uma festa surpresa para sua esposa.
Eu dei um presente para ela.
Reservei aquele livro para você.
Entender a transitividade verbal é fundamental para compreender a estrutura e o significado das frases em uma língua, pois influencia na forma como os verbos são utilizados e combinados com outros termos na construção das sentenças.
É válido salientar que na poesia e na literatura, escritores renomados muitas vezes brincam com a transitividade verbal para criar efeitos estilísticos, como ambiguidade, ironia ou metáfora. Isso pode adicionar complexidade ao texto e em alguns casos torná-lo mais subjetivo.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Identifique se os verbos destacados nas frases são intransitivos (I), transitivos diretos (TD) ou transitivos indiretos (TI).
a) Ela dançou a noite toda.
b) O cachorro latiu durante a noite.
c) Ele comprou um presente para ela.
d) Ela conversou com o professor.
e) O pássaro cantou melodias bonitas.
f) O garoto quebrou o brinquedo.
g) Ela confiou no seu melhor amigo.
h) O bebê chorou durante a noite inteira.
QUESTÃO 2
Complete as frases abaixo com o complemento verbal adequado (objeto direto ou indireto) para torná-las gramaticalmente corretas.
a) Ele preparou ________________ para o jantar.
b) Ana enviou ________________ para sua mãe.
c) Eles organizaram ________________ para o evento.
d) O jovem escreveu ________________ na carta.
e) Ela deu ________________ ao mendigo.
f) A mãe ensinou ________________ a seu filho.
g) Todos compraram ________________ na loja.
h) O estudante mostrou ________________ a seus amigos.
QUESTÃO 3
Analise a oração: “O menino correu intensamente até a linha de chegada.” – O verbo correr é
(A) intransitivo.
(B) transitivo direto.
(C) transitivo indireto.
(D) bitransitivo.
QUESTÃO 4
“Ela escreveu uma carta para o seu pai.”
Na frase acima temos um claro exemplo de
(A) verbo transitivo direto.
(B) verbo transitivo indireto.
(C) verbo intransitivo.
(D) verbo transitivo direto e indireto simultaneamente.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0532) Identificar e compreender, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos |
Referências: | BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1985. 2 ed. CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2ed. LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986. |