Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O USO DO MODO IMPERATIVO
O modo imperativo é uma forma verbal que indica ordem, pedido, súplica ou conselho. Trata-se de um modo verbal com desinência de tempo e pessoa. São exemplos de frases no modo imperativo:
Façam todo o trabalho!
Pare agora essa confusão!
Arrume essa bagunça, por favor.
Não compre esta semana, aguardem a promoção!
O modo imperativo é formado por dois tempos verbais: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo. Os verbos no imperativo nunca são conjugados na 1.ª pessoa do singular (eu), essa exceção ocorre porque o indivíduo que o usa está se dirigindo a alguém com quem está se comunicando diretamente.
Exemplos de uso do imperativo afirmativo:
Volta para casa!
Entre em casa!
Abre a porta!
Exemplos de uso do imperativo negativo:
Não entres em casa!
Não volte para casa!
Não abras a porta!
O modo imperativo é muito usado nos gêneros instrucionais, pois são textos que indicam procedimentos a serem realizados, ou seja, leva o leitor a preparar uma receita ou mesmo ensina como usar um aparelho.
O modo imperativo também é muito requisitado nos textos normativos que tratam de leis ou atribuições voltadas ao leitor enquanto cidadão portador de direitos e deveres. O emprego do modo imperativo confere a lei o caráter de ordem e obrigatoriedade.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Considerando que o modo imperativo está muito presente nos textos legais em detrimento do caráter de ordem ou pedido expresso. Cite alguns exemplos de textos legais.
QUESTÃO 2
Por ser uma forma verbal que indica norma, pedido, solicitação ou orientação. Por que o modo imperativo não pode ser conjugado em primeira pessoa?
QUESTÃO 3
Os textos instrucionais são um claro exemplo do modo imperativo, pois orientam e indicam como fazer como fazer algo. Cite aqui algumas formas verbais encontradas em receitas ou manuais de instrução.
QUESTÃO 4
As duas formas verbais que formam o modo imperativo são
(A) pretérito e futuro.
(B) pretérito e presente.
(C) afirmativo e negativo.
(D) afirmativo e presente.
QUESTÃO 5
O modo verbal usado para expressar ordens, comandos ou solicitações diretas é o
(A) Indicativo.
(B) Imperativo.
(C) Subjuntivo.
(D) Infinitivo.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o uso do modo imperativo, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este modo verbal.
Autoria: | Regina |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0529) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso dos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) em diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências: | ALMEIDA, N. M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1992. ALMEIDA, N. M. de. Gramática latina. São Paulo: Saraiva, 1995 BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. São Paulo: Lucerna, 1999 |