Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
UMA MOÇA CHAMADA GOIÂNIA
Você já fez uma leitura da nossa cidade? Você conhece essa moça chamada Goiânia que agora está completando noventa anos? Nem sempre o livro é a maior fonte de leitura, podemos ler também espaços, e um dos espaços que mais oferece conhecimento é o lugar que vivemos, por isso Goiânia no auge da sua mocidade nos traz grandes oportunidades de leitura, seus parques, bosques, museus, feiras, mercados, bairros e avenidas remontam inúmeras possibilidades de entretenimento com saberes e cores inesquecíveis.
Goiânia é uma cidade vibrante e em constante crescimento, com uma mistura de elementos urbanos e naturais que a tornam um importante centro cultural, econômico e social na Região Centro-Oeste do Brasil. Fundada em 24 de outubro de 1933, é uma das cidades mais jovens do país, por isso é considerada como uma moça. Foi construída para substituir a antiga capital, a cidade de Goiás, que estava localizada em uma região de difícil acesso. A cidade foi planejada pelo urbanista Atílio Corrêa Lima, seguindo os preceitos do movimento urbanístico conhecido como Art Déco. Seu traçado é marcado por avenidas largas, praças arborizadas e bairros setorizados, o que facilita a organização e o deslocamento.
A moça chamada Goiânia possui uma rica vida cultural, com teatros, cinemas, centros culturais e bares com um cenário musical bastante variado que vai do popular ao sertanejo. Destacam-se também festas juninas com o tradicional arraiá e os eventos de moda da aquecida Avenida 44. E claro que seus espetáculos esportivos também merecem destaque, com acirradas partidas dos times Goiás, Vila Nova e Atlético.
No entanto, toda elegância da moça chamada Goiânia está presente em seus parques e áreas verdes, como o Parque Flamboyant, o Parque Vaca Brava e o Bosque dos Buritis, que oferecem espaços para lazer, prática esportiva e contato com a natureza. Mas a moça chamada Goiânia também tem seus desencantos, ainda há bairros com pouca estrutura e ruas sem asfalto; muitos problemas de ordem social que envolvem a segurança dos moradores, sem falar na grande demanda do transporte público que é um desafio para o trabalhador goianiense. Mesmo em face de alguns desequilíbrios, a jovem Goiânia pode celebrar suas nove décadas com grande estilo, pois passou por muitas transformações e crescimento, consolidando-se como um importante centro urbano no Brasil e premiada por sua rica arborização.
A celebração do aniversário de 90 anos de Goiânia é uma oportunidade para os habitantes e visitantes da cidade refletirem sobre a sua rica história e olharem para o futuro com otimismo, tecendo novas leituras de prosperidade e conservação ambiental.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Você conhece alguma música ou poema que faz menção a Goiânia? Se sim, comente um pouco sobre este registro. Você acredita que ele faz jus as belezas naturais de nossa cidade?
QUESTÃO 2
Boa parte das ruas e avenidas de nossa cidade, a moça chamada Goiânia, recebe nomes emblemáticos de políticos, desbravadores e militares, como Av Anhanguera, Alameda Coronel Joaquim Bastos, Av Castelo Branco, Av Jamel Cecílio. Em sua opinião estes nomes podem ser trocados por outros ou devem permanecer? Justifique.
QUESTÃO 3
Qual é o estilo arquitetônico do Teatro Goiânia, um dos pontos culturais mais importantes da cidade?
(A) Gótico
(B) Renascentista
(C) Românico
(D) Art Déco
QUESTÃO 4
Por que Goiânia é conhecida como a “Capital Verde”?
(A) Pela abundância de árvores e parques na cidade.
(B) Por ser a capital de um estado conhecido pela produção de verduras.
(C) Pelo verde de sua bandeira municipal.
(D) Por ser a sede do Ministério do Meio Ambiente.
QUESTÃO 5
A moça chamada Goiânia celebra noventa anos com encantos e desencantos. Comente alguns desencantos que ainda acontecem em seu bairro, afinal enquanto habitante você tem o poder de fala e escrita.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0518) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se; passar o tempo; recitar; compartilhar informações; apreciar; vivenciar diferentes situações de leitura |
Referências bibliográficas: | CHAUL, Nasr Fayad. A construção de Goiânia e a transferência da capital. Goiânia: Editora UFG, 1988. CHAUL, Nasr Fayad. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia: Editora UFG, 2001. COELHO, Gustavo Neiva. A Modernidade do Art Déco na construção de Goiânia. Goiânia: Edição do Autor, 1997. COELHO, Gustavo Neiva. O espaço urbano em Vila Boa: entre o erudito e o vernacular. Goiânia: Editora UCG, 2001. |