Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA é destinada aos educandos da 3ª Série
da Eaja.
HOJE VOCÊ VAI CONHECER UMA FÁBULA BEM INTERESSANTE QUE TRAZ UM APRENDIZADO IMPORTANTE PARA VOCÊ! TAMBÉM CONHECEREMOS ALGUNS DOS INÚMEROS ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO E SABEREMOS O MOTIVO E POR FIM VOCÊ APRENDERÁ A FORMA CORRETA DE ESCREVER PALAVRAS COM G E GU. FIQUE DE OLHO! O CONHECIMENTO TE ESPERA!
ASSISTA À VÍDEOAULA COM A TEMÁTICA: TRAVA-LÍNGUAS E CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS
NA VIDEOAULA ACIMA VIMOS QUE OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO UM GÊNERO TEXTUAL DE TRADIÇÃO ORAL CURTOS QUE SERVEM PARA DIVERTIR E, CUJA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A REPETIÇÃO DOS MESMOS SONS CONSONANTAIS QUE DEVEM SER FALADOS RAPIDAMENTE, DIFICULTANDO ASSIM A PRONÚNCIA. APROFUNDAMOS TAMBÉM OS ESTUDOS ACERCA DAS CLASSIFICAÇÕES ANIMAIS. TODOS OS ANIMAIS VERTEBRADOS POSSUEM OSSOS, COMO O CRÂNIO E A COLUNA VERTEBRAL. O CRÂNIO, A COLUNA VERTEBRAL E OS DEMAIS OSSOS DO CORPO FORMAM O ESQUELETO, QUE POSSUI A FUNÇÃO DE SUSTENTAR O CORPO, AJUDAR NA LOCOMOÇÃO E PROTEGER OS ÓRGÃOS INTERNOS.OS ANIMAIS POSSUEM FORMAS DIFERENTES DE PRODUZIR ENERGIA PARA SEU CORPO E ESSAS DIFERENÇAS NOS PERMITEM CLASSIFICÁ-LOS TAMBÉM QUANTO À SUA ALIMENTAÇÃO.
VOCÊ CONHECE OUTRO TRAVA-LÍNGUA?
NO CANAL NOVO CÂMERA, VOCÊ PODERÁ ASSISTIR AO VÍDEO – TRAVA E DESTRAVA LÍNGUA, NO YOUTUBE. NELE ENCONTRARÁ ALGUMAS DICAS PARA QUANDO VOCÊ ENCONTRAR DIFICULDADE NA PRONÚNCIA DE ALGUMAS PALAVRAS COMO ACONTECE NO TRAVA-LÍNGUAS.
ACESSE O VÍDEO E APRENDA COMO “DESTRAVAR A LÍNGUA”:
DATA DE ACESSO: 24/08/2021.
ATIVIDADE 1
HOJE VOCÊ ESTUDOU OS TRAVA-LÍNGUAS, UM TIPO DE TEXTO VERSIFICADO DE MEMÓRIA. LEIA OS TRAVA-LÍNGUAS ABAIXO E DESCUBRA SETE ERROS NA ESCRITA DAS PALAVRAS QUE COMPÕEM O TEXTO.
ATIVIDADE 2
QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO É UM TRAVA-LÍNGUAS? ESCREVA A CORRETA EM SEU CADERNO:
ATIVIDADE 3
QUAL É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS VERTEBRADOS? VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICÁ-LOS PELO ESQUELETO?
ROCHA, Robson (Org). Aprender Juntos – Ciências, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (eajalp0201) ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana. (eajalp0257) reconhecer a situação comunicativa e a variedade linguística do texto literário. (eajalp0277) reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais. (eajaci0315) identificar características dos animais, relacionando-as ao seu modo de vida, hábito alimentar e locomoção. |
Referências | Adaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013. ROCHA, Robson (Org). Aprender Juntos – Ciências, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017. |