Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA é destinada a educandos da 4ª Série da Eaja.
NA VIDEO AULA DE HOJE, FALAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ADOTARMOS ATITUDES CONSCIENTES EM RELAÇÃO AOS RECURSOS NATURAIS, PRINCIPALMENTE SOBRE A ÁGUA. PENSAREMOS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES ANALISANDO E CONHECENDO UM GÊNERO TEXTUAL BEM PRESENTE EM NOSSO DIA-A DIA. FICOU CURIOSO (A)? ENTÃO EMBARQUE NESSA AULA E APRENDA MAIS!
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – O USO CONSCIENTE DA ÁGUA E O GÊNERO TEXTUAL – TIRINHAS
NA VIDEOAULA ACIMA, TRABALHAMOS COM UM TIPO DE TEXTO BASTANTE COMUM EM NOSSA VIDA COTIDIANA, AS TIRINHAS, VOCÊ CONHECEU SUAS CARACTERÍSTICAS DE UMA FORMA CLARA E SIMPLES E ATRAVÉS DESTE TIPO DE TEXTO FALAMOS ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS. VIMOS TAMBÉM QUE TERMOS COMO AQUECIMENTO GLOBAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PASSARAM A FAZER PARTE DO NOSSO VOCABULÁRIO COTIDIANO E QUE A ÁGUA É UM DOS RECURSOS NATURAIS IMPRESCINDÍVEIS À VIDA NO PLANETA E MESMO DISTANTE DAS DECISÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, HÁ MUITAS ATITUDES QUE QUALQUER PESSOA PODE ADOTAR EM SEU CONVÍVIO SOCIAL PARA CONSERVAR O MEIO AMBIENTE. FALAMOS TAMBÉM SOBRE AS TIRINHAS, QUE SÃO TEXTOS DE NATUREZA HUMORÍSTICA COMPOSTOS DE LINGUAGENS VERBAIS E NÃO VERBAIS PARA CONSTRUIR UMA CRÍTICA SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO.
ATIVIDADE 1
PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO DA ÁREA URBANA DO NOSSO ESTADO, A ÁGUA É FORNECIDA AOS CONSUMIDORES PELA SANEAGO. NO QUE DIZ RESPEITO AO USO RACIONAL DA ÁGUA, SEM DÚVIDA, AÇÕES EM CASA QUE ESTÃO AO ALCANCE DE TODOS, PODEM AJUDAR A EVITAR QUE ESTE RECURSO, QUE É ESGOTÁVEL PODE VIR A ACABAR. DESCREVA ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM AJUDAR A REDUZIR O CONSUMO EVITANDO, ASSIM O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
ATIVIDADE 2
PARA MEDIR O CONSUMO DE ÁGUA MENSAL QUE UTILIZAMOS TEMOS O HIDRÔMETRO QUE É UM RELÓGIO CHEIO DE ENGRENAGENS, USADO PARA MEDIR A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE RECEBEMOS EM NOSSA CASA.
AGORA QUERO QUE VOCÊ OBSERVE SUA CONTA DE ÁGUA E RETIRE ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- NOME E ENDEREÇO DO CONSUMIDOR:
- MÊS E ANO DE REFERÊNCIA:
- DATA DE VENCIMENTO:
- DATA DA LEITURA ATUAL:
- ESCREVA O VALOR A SER PAGO POR EXTENSO:
ATIVIDADE 3
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU AS TIRINHAS E JÁ SABE QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, QUE TAL CONSTRUIR A SUA PRÓPRIA? NÃO SE ESQUEÇA QUE SE TRATA DE UMA NARRATIVA CURTA EM QUADRINHOS, COMBINADO?
RELEMBRANDO!!!
- ESTUDAMOS O GÊNERO TEXTUAL – TIRINHAS;
- ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA EM NOSSO PLANETA.
REFERENCIAL TEÓRICO | Adaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013. |
LÍNGUA PORTUGUESA | (EAJALP0401) LER ANEDOTAS, PIADAS, CARTUNS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS. (EAJALP0403) DIFERENCIAR AS CARACTERÍSTICAS E ORGANIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS. |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | (EAJACI0303) RECONHECER QUE AS AÇÕES DOS SERES HUMANOS INTERFEREM NO CICLO HIDROLÓGICO E COMPARTILHAR REFLEXÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO. |