You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA – TEXTOS INSTRUCIONAIS E MAPAS – MAPEANDO O ESPAÇO

LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA – TEXTOS INSTRUCIONAIS E MAPAS – MAPEANDO O ESPAÇO

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA é destinada aos educandos da  4ª Série da Eaja.

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/17/07/47/travel-2650303_960_720.jpg

ASSISTA À VÍDEOAULA COM A TEMÁTICA: TEXTOS INSTRUCIONAIS E MAPAS – MAPEANDO O ESPAÇO.

EAJA – 4 serie – LÍNGUA PORTUGUESA – aula 14

NA VÍDEOAULA ACIMA VIMOS QUE OS MAPAS SÃO A MAIS ANTIGA REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. OS PRIMEIROS MAPAS ERAM FEITOS DE MADEIRA, ESCULPIDOS OU PINTADOS, OU DESENHADOS SOBRE A PELE DE ANIMAIS. E TINHAM COMO OBJETIVO CONHECER AS ÁREAS DOMINADAS E AS POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DE TERRAS, DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS DE CAÇA E REPRESENTAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO QUE ESSES POVOS TINHAM. O HOMEM DESDE O INÍCIO, SEMPRE REGISTROU O ESPAÇO ONDE VIVEU. REVISAMOS TAMBÉM OS TEXTOS INSTRUCIONAIS, EM ESPECIAL AS RECEITAS.

ATIVIDADE 1

VOCÊ CONHECEU UMA RECEITA DE UM DOS DOCES MAIS POPULARES DO BRASIL. O AÇÚCAR É O RESPONSÁVEL POR DEIXAR A RECEITA DOCE, MAS SABIA QUE É POSSÍVEL CONSUMIR DOCES QUE NÃO UTILIZAM O AÇÚCAR EM SUA COMPOSIÇÃO? PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO UMA RECEITA DE UM DOCE QUE NÃO UTILIZA AÇÚCAR.

ATIVIDADE 2

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS OS ELEMENTOS QUE AUXILIAM A LEITURA E COMPREENSÃO DE UM MAPA. 

ATIVIDADE 3

OS MAPAS DEVEM POSSUIR UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE AUXILIAM EM SUA LEITURA E COMPREENSÃO. ESSES ELEMENTOS OU PARTES SÃO: 

  1. TÍTULO – TEMA REPRESENTADO NO MAPA;
  2. ROSA DOS VENTOS – AS DIREÇÕES CARDEAIS EM UMA REPRESENTAÇÃO;
  3. ESCALA – A RELAÇÃO ENTRE O TAMANHO DA ÁREA REPRESENTADA NO MAPA E O TAMANHO DESSA ÁREA NA REALIDADE;
  4. LEGENDA – INFORMA O SIGNIFICADO DE CORES E SÍMBOLOS REPRESENTADOS;
  5. FONTE DE INFORMAÇÃO – APRESENTA A ORIGEM DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.

DEPOIS DE CONHECER QUAIS SÃO OS ELEMENTOS PRESENTES EM UM MAPA PARA AUXILIAR SUA LEITURA E COMPREENSÃO TENTE CONSTRUIR UM MAPA DO SEU BAIRRO. 


RELEMBRANDO!!!

  1. APRECIOU UM TEXTO INSTRUCIONAL – RECEITA DE DOCE DE LEITE;
  2. COMPREENDEU A FUNÇÃO DOS MAPAS;
  3. IDENTIFICOU DIFERENTES TIPOS DE MAPAS E OS ELEMENTOS COMPOSICIONAIS PRESENTES NELES, CONHECENDO SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES;

Língua portuguesa:(eajalp0319) planejar e redigir textos instrucionais.
(eajalp0443) observar os elementos de coesão e de coerência, aspectos ortográficos e gramaticais na revisão dos textos.
 
Geografia: (eajage0417) compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros.
(eajage0419) identificar os diferentes tipos de mapas, seus elementos norteadores e as possibilidades de correlação com o lugar.