You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – TEXTOS DE PESQUISA

LÍNGUA PORTUGUESA – TEXTOS DE PESQUISA

Esta proposta de Atividade de Português, integrada com Geografia, é destinada aos estudantes do 1º período (1º e 2º séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

DOS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS QUE EXISTEM EM NOSSA LÍNGUA, TRATAREMOS DO TEXTO DE PESQUISA. ESSE GÊNERO É RESPONSÁVEL PELO REGISTRO E SISTEMATIZAÇÃO DE DESCOBERTAS NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, CIÊNCIAS ENTRE OUTROS CAMPOS IMPORTANTES PARA A VIDA HUMANA.  OU SEJA , AUMENTAM NOSSO CONHECIMENTO SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS, MOLDAM NOSSOS COMPORTAMENTOS E NOS AJUDAM A ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS.

PARA COMPREENDER MELHOR ESSE TIPO DE TEXTO, PODEMOS PEGAR COMO EXEMPLO O TRABALHO DE UM DETETIVE QUE BUSCA RESPOSTAS PARA PERGUNTAS OU SOLUCIONA MISTÉRIOS. ASSIM, IMAGINE QUE VOCÊ QUER SABER POR QUE O CÉU É AZUL OU COMO AS VACINAS FUNCIONAM. PARA DESCOBRIR, VOCÊ FARIA UMA PESQUISA, OU SEJA, IRIA ATRÁS DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS E VÍDEOS,  FARIA EXPERIMENTOS OU OBSERVARIA A NATUREZA. 

UM TEXTO DE PESQUISA POSSUI CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS COMO: 

  • ESTRUTURA PADRONIZADA: GERALMENTE POSSUI INTRODUÇÃO, REVISÃO DA LITERATURA, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO E/OU CONCLUSÕES.
  • LINGUAGEM FORMAL: A LINGUAGEM APESAR DE SER FORMAL DEVE SER PRECISA E OBJETIVA, EVITANDO AMBIGUIDADES E GENERALIZAÇÕES.
  • TERMOS TÉCNICOS: EMPREGA TERMOS TÉCNICOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE ESTUDO.
  • IMPARCIALIDADE: O TEXTO BUSCA APRESENTAR OS FATOS DE FORMA IMPARCIAL, EVITANDO OPINIÕES PESSOAIS E GENERALIZAÇÕES.

MAS COMO É FEITO UM TEXTO DE PESQUISA?

PERGUNTA: COMEÇA COM UMA PERGUNTA QUE VOCÊ QUER RESPONDER.

INVESTIGAÇÃO: VOCÊ PROCURA INFORMAÇÕES EM LIVROS, NA INTERNET, FAZ ENTREVISTAS OU EXPERIMENTOS.

ORGANIZAÇÃO: COLOCA TODAS AS INFORMAÇÕES EM ORDEM, SEPARANDO O QUE É MAIS IMPORTANTE.

ESCRITA: CLARA E ORGANIZADA, USANDO UMA LINGUAGEM FÁCIL DE ENTENDER.     

QUESTÃO 01

SEGUNDO O TEXTO, SÃO CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS DE PESQUISA  

(A) LINGUAGEM INFORMAL, USO DE TERMOS SIMPLES.

(B) LINGUAGEM FORMAL E OBJETIVA.

(C) LINGUAGEM INFORMAL E PALAVRAS COTIDIANAS.

(D) LINGUAGEM INFORMAL, POUCO OBJETIVA.

QUESTÃO 02

SEGUNDO O TEXTO, SÃO ELEMENTOS DE UM TEXTO DE PESQUISA 

(A) INTRODUÇÃO, REVIRAVOLTA E CLÍMAX.

(B) INTRODUÇÃO E MORAL DA HISTÓRIA .

(C) INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO.

(D) APRESENTAÇÃO E LINGUAGEM COLOQUIAL.

QUESTÃO 03

VAMOS PRATICAR? COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A), VAMOS LER O TEXTO ABAIXO E DESCOBRIR CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO DE PESQUISA.

QUESTÃO 04

AINDA EM COLETIVO, VAMOS LER E TENTAR DESCOBRIR ALGUNS ELEMENTOS BÁSICOS DO TEXTO QUE LEMOS ACIMA.

(A) QUAL PERGUNTA OU DÚVIDA MOTIVOU A ESCRITA DESTE TEXTO?

(B) HOUVE ESTUDOS E PESQUISAS ANTES DA ESCRITA? EM SUA OPINIÃO QUAIS?

(C) APÓS A LEITURA, A QUAL CONCLUSÃO PODEMOS CHEGAR SOBRE A HIDROSFERA? 


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Os usos dos recursos naturais: – Solo e água no campo e na cidade. – Importância do solo e os impactos socioambientais decorrentes de seu uso. – Importância da água e os impactos socioambientais decorrentes de seu uso.

Compreensão em Leitura: estudos e pesquisa: -Gêneros textuais do campo de estudos e pesquisa: entrevistas, questionários, lista de compras, memorial, resumo, artigos científicos, textos informativos, dentre outros.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EJAGE0130) Perceber os diferentes espaços da Hidrosfera, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso.



(EJALP0128) Ler coletivamente gêneros textuais do campo do estudo e pesquisa.


(EJALP0129) Ler e identificar, com a ajuda do professor, ou colegas, as etapas de uma pesquisa.
Referencial:BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO. ÁGUA NO MUNDO. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cooperacao-internacional/agua-no-mundo#:~:text=Estima%2Dse%20que%2097%2C5,%25%20encontra%2Dse%20nos%20rios

GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.

NÚCLEO DE INTELIGENCIA TERRITORIAL – NIT – PROJETO HIDROSFERA. 2023.
Disponível em: https://nitdocs.pti.org.br/.

PENA, RODOLFO F. ALVES. PREPARA ENEM. HIDROSFERA.
Disponível em: https://www.preparaenem.com/geografia/hidrosfera.htm.

SIGNIFICADOS. TEXTO CIENTÍFICO. DISPONÍVEL EM: https://www.significados.com.br/texto-cientifico/#:~:text=Caracter%C3%ADsticas%20do%20texto%20cient%C3%ADfico&Os%20textos%20cient%C3%ADficos%20s%C3%A3o%20espec%C3%ADficos%20e%20t%C3%AAm%20como%20objetivo%20aprofundar%20algum%20tema.

SIGNIFICADOS. Pesquisa Científica. DISPONÍVEL EM: https://www.significados.com.br/pesquisa-cientifica/ 

SiB FURG. Diretrizes de boas práticas na pesquisa e integridade científica. 2018. DISPONÍVEL EM: https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/11-08-22-Diretrizes_de_bos_prticas_em_pesquisa-_furg.pdf