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Língua Portuguesa – Teoria múltipla: gêneros textuais.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pexels.com. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-homem-lendo-livro-3021310/. Acesso em 16/02/2023.

GÊNEROS TEXTUAIS

Inúmeros textos circulam em nossa atualidade, a diversidade é tamanha e a cada instante uma prática comunicativa é aplicada, seja no plano da escrita ou no plano da oralidade. E é com base nesta infinidade de textos que a teoria dos gêneros pode ser considerada múltipla, pois ela consegue explicar o surgimento e a finalidade de um texto.

Segundo Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz o estudo dos gêneros textuais é visto como um parâmetro relativamente estável, sendo a escola um espaço pleno para circulação e uso dos gêneros enquanto material escrito. Os gêneros textuais apresentam uma divisão sustentada pela produção, sendo gêneros primários e secundários. Os gêneros primários são considerados como espontâneos, marcados pela oralidade, como uma saudação ou mesmo um diálogo em família. Enquanto os gêneros secundários são vistos como mais elaborados, requisitando um pouco mais de contexto como um romance, um roteiro de um filme ou mesmo um artigo científico.

Os textos são discursos ativos que fazem parte do mundo contemporâneo, das nossas vivências formais ou informais. Eles se concretizam com a nossa comunicação e se renovam diante das transformações sociais como por exemplo a troca da carta pelo e-mail, e atualmente do telefonema pelas mensagens de áudio. E ao considerar a teoria dos gêneros textuais como múltipla, certamente iremos presenciar o aparecimento de muitos textos amarrados às nossas necessidades comunicativas.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O texto narrativo é pautado em um fato muitas vezes ficcional ou até mesmo real. O fato é o elemento que impulsiona a história, ou seja, a narração. De forma coerente e clara narre um fato ou um acontecimento. Lembre-se dos detalhes como a data e o local, e claro os envolvidos.

QUESTÃO 2

O gênero textual diário apresenta um tom confessional e muitas vezes seu autor é também o seu leitor.  Com trechos de longa duração, o diário traz referências com datas e registros. Analisando a natureza do gênero textual diário, comente: qual a finalidade de um diário?

QUESTÃO 3

Os gêneros textuais estão presentes nas mais diferentes situações do nosso cotidiano e como prática atuante da nossa cidadania o gênero prescritivo é um grande exemplo. Aponte abaixo a assertiva em que todos os textos são considerados prescritivos.

(A) carta, receita, tutorial e regulamento

(B) artigo, resumo, decreto e regulamento

(C) tese, carta, receita e decreto

(D) edital, regulamento, decreto e contrato

QUESTÃO 4

O gênero receita atualmente aparece em vídeos curtos e muitas vezes com inúmeras visualizações por ser caráter prático e eficiente. Sem deixar de lado os ingredientes e o passo a passo, a receita mesmo por vídeo continua sendo um exemplo do gênero:

(A) descritivo

(B) narrativo

(C) injuntivo

(D) prescritivo


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente curricular: Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto
(EJALP0408) Ler e compreender, com o auxílio do professor e de colegas, textos de diferentes gêneros textuais/discursivos
Referencial teórico:BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.