Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
SINÔNIMOS E HIPERÔNIMOS
Sinônimos e hiperônimos são conceitos semânticos que se referem aos significados das palavras, eles são importantes pois facilitam a compreensão de um texto ao evitar repetições desnecessárias, ajudam a enriquecer o vocabulário e organizar as informações de forma clara e hierárquica. Conheça agora os conceitos de sinônimos e hiperônimos.
Conceito de sinônimos
Os sinônimos são palavras que possuem significados iguais ou muito semelhantes, embora possam variar em intensidade ou contexto de uso. Eles permitem substituir uma palavra por outra sem alterar significativamente o sentido de uma frase.
Exemplos: “feliz” e “alegre”; “início” e “começo”; “belo” e “bonito”; “casa” e “lar” etc
Conceito de hiperônimos
Os hiperônimos são palavras que possuem um significado mais geral ou abrangente, funcionando como uma “categoria” que engloba outras palavras mais específicas, chamadas de hipônimos.
Exemplos:
O hiperônimo “flor” inclui hipônimos como “rosa”, “margarida” e “tulipa”.
O hiperônimo “animal” inclui hipônimos como “gato”; “vaca” e “galinha”
Em síntese os sinônimos ampliam as possibilidades de escolha de palavras, enquanto hiperônimos ajudam a organizar e sintetizar informações.
Ambos são ferramentas indispensáveis para qualquer prática de escrita, seja ela criativa, acadêmica ou profissional, pois aumentam a qualidade e a clareza do texto.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Como o uso de sinônimos e hiperônimos pode contribuir para a coesão e coerência de um texto? Dê exemplos que mostrem como essas ferramentas linguísticas evitam repetições e ajudam a organizar ideias.
QUESTÃO 2
Compare os conceitos de sinônimos e hiperônimos, destacando suas diferenças e o papel de cada um na organização e expressão de ideias em um texto.
QUESTÃO 3
Por que é importante utilizar sinônimos em um texto? Explique como essa prática pode enriquecer a linguagem e melhorar a experiência do leitor.
QUESTÃO 4
Os sinônimos são palavras que possuem
(A) significados opostos e contraditórios.
(B) significados idênticos em qualquer contexto.
(C) significados semelhantes ou equivalentes.
(D) significados mais amplos com novas palavras.
QUESTÃO 5
Os hiperônimos são importantes em um texto porque
(A) substituem palavras repetidas para enriquecer o texto.
(B) organizam informações, indo do geral ao específico.
(C) aumentam a expressividade emocional do texto.
(D) servem para criar ambiguidade na mensagem.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0526) Compreender o uso dos recursos de coesão por repetição (propriamente dita) e substituição (por pronomes, advérbios, sinônimos, hiperônimos, caracterizadores situacionais e elipse), associação e conexão em diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências: | KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2012. MARCUSCHI, Luis Antonio. Fenômenos da Linguagem, reflexões semânticas e Discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. TRAVAGLIA, Luis Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006. |