Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
SINONÍMIA E ANTONÍMIA
Sinonímia e antonímia são fenômenos semânticos, ou seja, relacionados ao significado das palavras. A semântica é o estudo do significado das palavras e como elas se relacionam entre si, e tanto a sinonímia quanto a antonímia são exemplos de como as palavras podem ter significados diferentes ou opostos. A semântica é uma área importante da linguística que busca entender como as palavras e suas relações de significado influenciam a comunicação e a interpretação do discurso, seja no plano escrito ou no plano de fala ter um bom domínio semântico, significa também ter um bom domínio do vocabulário.
Veja agora como fenômenos semânticos de sinonímia e antonímia funcionam:
Sinonímia é a relação de semelhança entre palavras ou expressões que possuem significados semelhantes ou idênticos, ou seja, são palavras que têm o mesmo sentido ou significado. Por exemplo, “casa” e “residência” são sinônimos, assim como “alegre” e “contente”. A sinonímia é um fenômeno linguístico muito comum e pode ser utilizada para enriquecer o vocabulário, evitar repetições .
Antonímia é a relação de oposição ou contradição entre palavras que possuem significados opostos ou contrários. Ou seja, são palavras que têm sentidos completamente diferentes. Por exemplo, “amor” e “ódio” são antônimos, assim como “bom” e “mau”, “frio” e “quente”, entre outros. A antonímia é um fenômeno linguístico importante, pois permite expressar contrastes e oposições de ideias.
Essas classificações semânticas mostram como as palavras podem ter diferentes tipos de relações de significado entre si, o que é importante para entender como o conceito das palavras é construído e como elas são utilizadas na comunicação.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Identifique o par de palavras que são sinônimos:
(A) Comprar / Vender
(B) Feliz / Contente
(C) Rápido / Lento
(D) Bonito / Feio
QUESTÃO 2
Complete as frases com um sinônimo adequado:
a) Ele é muito ___________ com o dinheiro. (econômico)
b) O __________ está muito lotado hoje. (ônibus)
c) Ela ____________ uma grande admiração pelo avô. (sentia)
d) O ___________ da música é muito envolvente. (ritmo)
e) Pediram para não comentar sobre sua ___________. (ausência)
f) Vivemos momentos de _____________ naquela noite. (dificuldade)
QUESTÃO 3
Podemos afirmar que a antonímia é:
(A) Um fenômeno exclusivo da Língua Portuguesa.
(B) Apresenta significados semelhantes ou idênticos.
(C) É a relação de semelhança entre palavras.
(D) É a relação de contradição entre palavras.
QUESTÃO 4
Complete as frases com um antônimo adequado:
a) O clima está _____ hoje. (quente)
b) A professora é _____ com os alunos. (gentil)
c) O filme foi _____ do começo ao fim. (entediante)
d) O carro está _____ na garagem. (estacionado)
e) Ficou _______ naquela manhã de sábado. (triste)
f) Mesmo ______ de casa tudo permanecia sombrio. (longe)
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0423) Identificar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, como a sinonímia/antonímia |
Referências bibliográficas: | CEREJA, W. R. e MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. São Paulo: Ática, 2004. DUARTE, P. M. T. Introdução à semântica. Fortaleza: EUFC, 2000. LOPES, I. C. e PIETROFORTE, A. V. S. A semântica lexical. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2004, p. 111-135. LYONS, J. Introdução à linguística teórica. São Paulo: Nacional, 1979. |