You are currently viewing Língua Portuguesa: Sinais de pontuação em diálogos

Língua Portuguesa: Sinais de pontuação em diálogos

Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Na linguagem escrita, os sinais de pontuação são utilizados para demonstrar sentimentos, emoções, intenções de quem escreve, e também a entonação da voz que está sendo registrada. Em um diálogo, utiliza-se com frequência; o ponto final [ . ] dois pontos [ : ], o ponto de exclamação [ ! ], o ponto de interrogação [ ? ] e o travessão [ _ ] . No processo de comunicação, também são utilizados alguns símbolos que transmitem mensagens que são universais. Nesta atividade, você aprenderá sobre sinais de pontuação utilizados em diálogos e símbolos que são usados como legenda.

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

No cotidiano, convive-se com símbolos, palavras e sinais gráficos que contribuem para que a comunicação humana aconteça. Os símbolos abaixo são utilizados como legendas. Espera-se que ao vê-los, o leitor compreenda imediatamente a mensagem que eles comunicam. Observe cada um deles e responda as questões a seguir.

Fonte: imagem Canva Elementos

A) As imagens que você vê estão acompanhadas de  algum tipo de texto?

B) Você consegue compreender as mensagens que estes símbolos comunicam?

C) Em quais lugares você encontra estes símbolos?

Questão 2

Agora, observe novamente os símbolos que funcionam como legenda e seus significados. Confira se você acertou as mensagens que eles transmitem.

Fonte: imagem Canva Elementos

Questão 3

Leia a tabela a seguir para saber mais sobre os sinais de pontuação e seus usos.

Questão 4

Leia, em voz alta, o trecho da crônica De areia, de autoria de Luis Fernando Veríssimo e observe como os sinais de pontuação representam a entonação da voz.

De areia

O homem estava caminhando na praia e passou por um garoto que fazia uma construção de areia. Parou para olhar. Lembrou-se do seu tempo de garoto, quando também gostava de fazer aquilo.

_ Bonito, o seu castelo de areia – disse o homem para o garoto.

O garoto olhou para o homem. Depois falou:

_ Não é castelo.

_ O que é então?

_ Condomínio fechado. (…)

Veríssimo, Luis Fernando. Ironias do tempo/Luis Fernando Veríssimo; organização Adriana Falcão e Isabel
Falcão. _ 1ª ed. _ Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

Questão 5

A partir do que você leu sobre os sinais de pontuação na tabela da questão 3 , crie um pequeno diálogo utilizando os sinais de pontuação e as informações comunicadas pelas legendas.

Fonte: imagem Canva Elementos

Questão 6

As orações abaixo estão pontuadas corretamente, mas tem significados diferentes. Explique.

a) Ele comeu?
b) Ele comeu.
c) Ele comeu!


Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 10) para impressão ) clicando aqui:  ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing


Saiba mais

Assista ao vídeo para compreender na prática o uso dos sinais de pontuação.

Fonte: disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RK3cSkwYe7c


Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0359) Estudar o uso dos dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e travessão em diálogos (discurso direto).
(EAJAGE0312) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
Veríssimo, Luis Fernando. Ironias do tempo/Luis Fernando Veríssimo; organização Adriana Falcão e Isabel. Falcão. _ 1ª ed. _ Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.