Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os sinais de pontuação são excelentes marcadores textuais, fazem indicação de pausas, emotividade, omissão e destaque. Enquanto elementos de coerência, os sinais de pontuação ajudam a organizar e até mesmo interpretar as ideias de um texto.
De forma organizada os sinais de pontuação também são vistos como símbolos que auxiliam na leitura, conferindo ao texto entonação, dando-lhe sentido e clareza.
Veja agora os principais sinais de pontuação e suas funções dentro de um texto:
1. Ponto final (.) – indica uma pausa longa, estabelece o final de um período ou texto inteiro.
2. Vírgula (,) – auxilia na separação de termos ou isola uma ideia dentro da oração.
3. Ponto e vírgula (;) – trata-se de uma pausa maior que a vírgula, evitando a repetição de vírgulas.
4. Dois pontos (:) – usado para indicar uma citação ou explicação. Também pode iniciar uma enumeração de itens.
5. Ponto de exclamação (!) – indica entonação ou representa estados de emoção como ódio, alegria, frustração e euforia.
6. Ponto de interrogação (?) – indica uma dúvida e geralmente é usado no final de perguntas, ressaltando a pergunta.
7. Reticências (…) – indica em boa parte dos casos uma omissão de ideias, no entanto pode simbolizar uma hesitação ou interrupção.
8. Parênteses – usado para indicar um significado isolado da sigla ou mesmo para apontar uma referência de autoria dentro do texto.
9. Aspas (“ ”) – usada para indicar autoria, ironia ou mesmo expressões como gírias ou estrangeirismos.
10. Travessão ( _ ) – usado para apontar textos com diálogos, marcando o início de uma fala.
É válido ressaltar que os sinais de pontuação não são apenas sinais gráficos, são recursos capazes de transferir para escrita a entonação e a emotividade presentes na fala.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Observe os fragmentos abaixo e faça a pontuação devida, lembre-se de seguir criteriosamente as regras sobre os sinais de pontuação.
a) Ainda ontem lembrei do seu aniversário.
b) Voltamos da feira com pepinos abacates melancia e laranjas
c) Você sabe onde ficam os livros de arte
d) Quero falar sério com você nunca mais faça isso
e) É necessário uma compra de móveis tapetes lustres e quadros
f) Não te contaram a novidade ela está grávida
g) Tudo bem amanhã eu vejo isso com você
QUESTÃO 2
Em relação ao uso de dois pontos ( : ), aponte a alternativa correta.
(A) usado para indicar pausas
(B) usado para indicar explicações
(C) usado para indicar uma ideia isolada
(D) usado para indicar uma omissão
QUESTÃO 3
Exclamação e interrogação são sinais de pontuação bastante usuais e expressivos. Comente com suas palavras em que ocasiões cada um deles devem ser usados.
QUESTÃO 4
Indique abaixo a opção em o uso das aspas (” “) não é adequado.
( A ) para indicar uma autoria
( B ) para indicar uma ironia
( C ) para indicar uma dúvida
( D ) para indicar uma gíria
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0534) Utilizar adequadamente os sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto |
Referencial teórico: | CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. CUNHA, C.; CINTRA, L. F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. |