ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM GEOGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª 2 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
IMAGINE UM TEXTO COMO UMA ESTRADA. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO SÃO AS PLACAS QUE INDICAM AS CURVAS, AS PARADAS E OS DESTINOS. SEM ELES, A VIAGEM SERIA ESTRESSANTE E PERIGOSA.
CADA UM DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO TEM SEU PAPEL, E JUNTOS ELES CRIAM RÍTIMO E SENTIDO NA ESCRITA. VAMOS CONHECER ALGUNS DESSES SINAIS DE PONTUAÇÃO:
POR QUE A PONTUAÇÃO É TÃO IMPORTANTE?
CLAREZA: EVITA AMBIGUIDADES E CONFUSÕES.
RITMO: CRIA UM FLUXO AGRADÁVEL NA LEITURA.
EXPRESSÃO: PERMITE TRANSMITIR EMOÇÕES E NUANCES.
COMO DOMINAR A PONTUAÇÃO?
PRATIQUE: QUANTO MAIS VOCÊ ESCREVER, MAIS NATURAL A PONTUAÇÃO SE TORNARÁ.
OBSERVE: PRESTE ATENÇÃO EM COMO OS ESCRITORES PROFISSIONAIS UTILIZAM OS SINAIS.
ESTUDE: LEIA OBSERVANDO A ESCRITA DOS AUTORES, CONSULTE GRAMÁTICAS E MANUAIS DE ESTILO.
QUESTÃO 1
QUAL SINAL DE PONTUAÇÃO É USADO PARA EXPRESSAR EMOÇÕES FORTES COMO SURPRESA, ALEGRIA OU MEDO?
(A) PONTO FINAL (.)
(B) PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)
(C) VÍRGULA (,)
(D) PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)
QUESTÃO 2
QUAL SINAL DE PONTUAÇÃO É USADO PARA SEPARAR ELEMENTOS EM UMA LISTA?
(A) PONTO FINAL (.)
(B) PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)
(C) VÍRGULA (,)
(D) PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)
QUESTÃO 3
ARRASTE OS SINAIS DO DE ACORDO COM O NOME DAS PONTUAÇÕES.
QUESTÃO 4
COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A), LEIA AS FRASES ABAIXO E PONTUE COM OS SINAIS DE EXCLAMAÇÃO(!), INTERROGAÇÃO(?), RETICÊNCIAS(…) E PONTO FINAL(.).
(A) QUAL O SEU NOME__
(B) COMI SALADA__
(C) NÃO SEI__
(D) BOM DIA__
(E) TE AMO__
(F) QUE HORAS SÃO__
(G) ONTEM SAI CEDO__
(H) GOSTO DE ARROZ, FEIJÃO, CARNE__
QUESTÃO 5
COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A), OBSERVE AS IMAGENS CRIE FRASES COM OS SINAIS DE PONTUAÇÃO ADEQUADOS.
QUESTÃO 6
COMO VIMOS NO TEXTO E NAS QUESTÕES, OS SINAIS DE PONTUAÇÃO ESTÃO EM TODOS OS LUGARES E MOMENTOS. SENDO ASSIM, OBSERVE AS IMAGENS DE DOCUMENTOS ABAIXO EASSOCIE COM INFORMAÇÕES DA SUA VIDA, DEPOIS CRIE FRASES COM AS DEVIDAS PONTUAÇÕES. CONTE COM PROFESSOR(A).
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Sinais de pontuação: final, de interrogação, exclamação, vírgula, ponto e vírgula, travessão e dois pontos. Qual é a minha História: Micro-história como compreensão da macro história | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0159) Conhecer e utilizar os sinais de pontuação (EJAHI0106) Descrever-se: quem sou, minha trajetória de vida, com quem vivo, minhas necessidades e meu lugar no mundo |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. |