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Língua Portuguesa – Sílaba tônica e sílaba átona

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


A escrita de um texto requer muito cuidado quando o assunto é ortografia, é necessário atenção dobrada sobre as regras de acentuação, pois muitas vezes temos uma pronúncia tônica e não haverá acento, como são os casos das palavras:

uruBU

taTU

FOto

FOca

ONça

JaNEla

NUvens

JOvem

cascaVEL

Portanto a consciência de tonicidade de uma sílaba não está presa ao uso do acento gráfico. Desta forma fica claro conceituar a sílaba tônica como aquela que é pronunciada com mais ênfase em uma palavra. Enquanto a sílaba átona é aquela que é pronunciada com menos ênfase, ou seja, as demais sílabas que ficaram aliadas a sílaba tônica.

Analisando de forma prática, a sílaba tônica pode apresentar três posições diferentes com relação a palavra, veja:

Quando a sílaba tônica é a última a palavra é oxítona, exemplos: guaraná, café, José, você

Quando a sílaba tônica é a penúltima a palavra é paroxítona, exemplos: canela, amável, saudade, táxi.

Quando a sílaba tônica é a antepenúltima a palavra é proparoxítona, exemplos: árvore, Teresópolis, logística, lâmpada.

Ressaltamos mais uma vez que nem toda sílaba tônica receberá acento gráfico, mas há regras específicas que apontam a necessidade de acentuar determinadas palavras. É importante estar atento as regras de acentuação, para não praticar o erro de colocar acento onde não tem.  E em face de dúvida recorra ao dicionário, pois ele trará a forma correta da palavra, havendo acento ou não.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Classifique as palavras destacadas em paroxítonas e proparoxítonas.

a) Ela vive sempre em dúvida.

b) Por que duvida sempre de tudo que falo?

c) Valido o documento e só depois você vai embora.

d) Esse documento não é válido.

e) Medico e você não compra os remédios, assim não haverá resultados.

f) Desta vez o médico acertou a medição necessária para bons resultados.

QUESTÃO 2

Indique a alternativa que apresenta uma palavra oxítona, uma paroxítona e uma

proparoxítona.

(A) dia, recorde, válido.

(B) azul, bênção, míope.

(C) noz, ruim, acadêmico.

(D) saci, tórax, higiene 

QUESTÃO 3

Indique a alternativa em que todas as palavras sejam oxítonas:

(A) parabéns, fácil, mentira

(B) tatu, caju, alguém

(C) brincadeira, nuvem, caldo

(D) picolé, escova, saudade

QUESTÃO 4

Com relação a escrita de um a palavra, quando não temos certeza se a silaba tônica deve ser acentuada, que recurso devemos usar?


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0430) Utilizar sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto 
(EJALP0431) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita
Referencial teórico:CUNHA, Celso. Gramática do Português Contemporâneo. Belo Horizonte: Bernardo Álvares S. A., 6a ed.1976. 509p.
LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 27 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. 506p.
NAVARRO, Alexandre Guida. 2013. “O povo das águas: carta arqueológica das estearias da porção centro-norte da baixada maranhense”. Cadernos de Pesquisa, 20(3):57-65.