Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A escrita de um texto requer muito cuidado quando o assunto é ortografia, é necessário atenção dobrada sobre as regras de acentuação, pois muitas vezes temos uma pronúncia tônica e não haverá acento, como são os casos das palavras:
uruBU
taTU
FOto
FOca
ONça
JaNEla
NUvens
JOvem
cascaVEL
Portanto a consciência de tonicidade de uma sílaba não está presa ao uso do acento gráfico. Desta forma fica claro conceituar a sílaba tônica como aquela que é pronunciada com mais ênfase em uma palavra. Enquanto a sílaba átona é aquela que é pronunciada com menos ênfase, ou seja, as demais sílabas que ficaram aliadas a sílaba tônica.
Analisando de forma prática, a sílaba tônica pode apresentar três posições diferentes com relação a palavra, veja:
Quando a sílaba tônica é a última a palavra é oxítona, exemplos: guaraná, café, José, você
Quando a sílaba tônica é a penúltima a palavra é paroxítona, exemplos: canela, amável, saudade, táxi.
Quando a sílaba tônica é a antepenúltima a palavra é proparoxítona, exemplos: árvore, Teresópolis, logística, lâmpada.
Ressaltamos mais uma vez que nem toda sílaba tônica receberá acento gráfico, mas há regras específicas que apontam a necessidade de acentuar determinadas palavras. É importante estar atento as regras de acentuação, para não praticar o erro de colocar acento onde não tem. E em face de dúvida recorra ao dicionário, pois ele trará a forma correta da palavra, havendo acento ou não.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Classifique as palavras destacadas em paroxítonas e proparoxítonas.
a) Ela vive sempre em dúvida.
b) Por que duvida sempre de tudo que falo?
c) Valido o documento e só depois você vai embora.
d) Esse documento não é válido.
e) Medico e você não compra os remédios, assim não haverá resultados.
f) Desta vez o médico acertou a medição necessária para bons resultados.
QUESTÃO 2
Indique a alternativa que apresenta uma palavra oxítona, uma paroxítona e uma
proparoxítona.
(A) dia, recorde, válido.
(B) azul, bênção, míope.
(C) noz, ruim, acadêmico.
(D) saci, tórax, higiene
QUESTÃO 3
Indique a alternativa em que todas as palavras sejam oxítonas:
(A) parabéns, fácil, mentira
(B) tatu, caju, alguém
(C) brincadeira, nuvem, caldo
(D) picolé, escova, saudade
QUESTÃO 4
Com relação a escrita de um a palavra, quando não temos certeza se a silaba tônica deve ser acentuada, que recurso devemos usar?
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0430) Utilizar sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto (EJALP0431) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita |
Referencial teórico: | CUNHA, Celso. Gramática do Português Contemporâneo. Belo Horizonte: Bernardo Álvares S. A., 6a ed.1976. 509p. LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 27 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. 506p. NAVARRO, Alexandre Guida. 2013. “O povo das águas: carta arqueológica das estearias da porção centro-norte da baixada maranhense”. Cadernos de Pesquisa, 20(3):57-65. |