Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A charge, o cartum e o meme são considerados gêneros de altíssimo teor crítico, por isso são gêneros discursivos, mas a origem de cada um destes gêneros é marcada pela mídia. A charge e o cartum originários de jornais e o meme das redes sociais.
QUESTÃO 1
A charge aborda temas de cunho político, econômico ou do meio social, de forma satírica/irônica. Nela, sempre irão aparecer personagens situados em um determinado tempo e espaço. Tomando como base a charge abaixo, aponte alguns comportamentos ligados a nossa rotina quanto ao celular que podem ser criticados.
QUESTÃO 2
O Cartum, diferentemente da charge, é atemporal. Nesse gênero, o comportamento humano e as relações são apresentadas de maneira humorística e crítica, pode apresentar, inclusive, somente a presença da linguagem não verbal. Análise os elementos que podem ser notados no cartum abaixo, em seguida selecione dois sentimentos humanos que as imagens destacam.
QUESTÃO 3
O meme apesar da viralização é um gênero inovador, suas características digitais permitem novas leituras. Desde o começo da pandemia de COVID 19 muitos memes circularam evidenciando o uso de máscaras. Agora chegou a sua vez, cite outros comportamentos ou falas que viralizaram em memes relacionados com o período pandêmico.
QUESTÃO 4
Conhecido como viral e considerado como um gênero discursivo originário das redes sociais, esta modalidade gráfica e visual é:
(A) charge
(B) cartum
(C) meme
(D) tirinha
QUESTÃO 5
Os gêneros gráficos apresentam um altíssimo teor crítico, por isso também são considerados como gêneros discursivos. A partir desta informação aponte os gêneros gráficos que são originários do jornal:
(A)meme e cartum
(B)meme e tirinha
(C)charge e meme
(D)charge e cartum
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar os gêneros gráficos: charge, cartum e meme, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre o contexto e o sentido do respectivos gêneros gráficos que também são chamados de discursivos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0607) Ler e compreender diferentes textos, selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequada a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes (EJALP0608) Ler, interpretar e analisar textos de diferentes gêneros textuais/discursivos, levando em conta a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação) |
Referencial teórico: | BERGSON, Henry. O riso. Ensaio Sobre o Significado do Cômico. Tradução de Guilherme de Castilho. 2.ed. Lisboa Guimarães Editores, 1993. BRANDÃO, Helena e Micheletti, Guaraciaba. Aprender e ensinar com textos. Vol. 2, São Paulo: Cortez, 1997. KLEIMAN, Ângela. Texto – Leitor – aspectos cognitivos da leitura. 2.ed. Campinas – São Paulo: Pontes, 1989. POSSENTI, S. Os humores da língua. Campinas: Mercado das Letras, 1998. |