You are currently viewing Língua Portuguesa – Santa Dica, um mito feminino.

Língua Portuguesa – Santa Dica, um mito feminino.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pirenopolis.tur.br . Disponível em: <https://pirenopolis.tur.br/cultura/historia/santa-dica >. Acesso em: 31 de Mar. de 2022.

SANTA DICA, UM MITO FEMININO

O mito é um gênero narrativo que faz parte da tradição oral de um povo, procurando explicar um fato natural ou sobrenatural. A grande maioria dos mitos foram ao longo do tempo, escritos em livros, contribuindo para preservação folclórica e histórica da nossa sociedade. Em 1910, na Fazenda Mozondó, a 40 km de Pirenópolis; uma garota chamada Benedita ficou enferma e acabou falecendo. Durante os preparativos para o seu velório, a família percebeu que a jovem suava frio, por essa razão seu enterro foi adiado, eis que, inexplicavelmente a garota ressurge viva. Este fato espalhou-se pela região como um milagre. Romarias, crédulos e roceiros migravam para pedir-lhe a bênção e conseguir graças. O poder de Benedita Cipriano Gomes, conhecida como Santa Dica, em 1920 incomodava os coronéis e os políticos da época. E em torno da sua casa formou-se o povoado de Lagolândia (Pirenópolis-Goiás). Naquele tempo os poderosos sentiram-se ameaçados, pois viam ali um episódio de resistência religiosa semelhante a Canudos. Diante de muita perseguição, em 1925 Santa Dica foi presa, mas como não havia provas contra ela, logo foi liberta e 1928 casou-se com o jornalista Mário Mendes e teve cinco filhos. Durante muito tempo continuou exercendo grande força política e religiosa. Grandes curas milagrosas recebem o seu nome. Morreu em Goiânia no ano de 1970, mas foi sepultada em Lagolândia (Pirenópolis-Goiás), atendendo a um pedido seu. Atualmente o povoado conta com centenas de habitantes que preservam o mito de Santa Dica numa praça repleta de flores e com um busto na sua homenagem.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O gênero textual mito aponta explicações para fatos que nem sempre têm explicações, relatos de milagres, relatos de força e liderança. Aponte aqui algumas histórias que trazem o mito como explicação de fatos. Lembre-se que estas histórias podem ser casos ou folclore.

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/fantasia-retrato-galhos-floresta-2824654/>. Acesso em: 31 de Mar. de 2022.

QUESTÃO 2

Sabemos que o mito de Santa Dica faz parte da tradição goiana, porém é pouco divulgado. O relato de Benedita Cipriano Gomes tem como princípio um milagre. Você acredita em explicações sobrenaturais? Se sim ou não, deixe aqui o seu comentário.


QUESTÃO 3

O contexto social para a construção de um mito é fundamental, nele encontramos os elementos necessários para formar a estrutura narrativa, como o tempo, o espaço e os personagens. Neste sentido aponte o tempo e o espaço para a construção do mito Santa Dica de Goiás.


QUESTÃO 4

Assinale abaixo o melhor conceito que se aplica ao gênero mito.

(A) O gênero textual mito procura explicar fatos sociais e históricos.

(B) O gênero textual mito procura explicar apenas fatos religiosos.

(C) O gênero textual mito procura explicar apenas situações sobrenaturais.

(D) O gênero textual mito procura conceituar fatos.

QUESTÃO 5

Mediante os relatos de Santa Dica, os poderosos daquela época sentiram-se ameaçados, pois viam nascer um episódio de resistência religiosa. Aponte um episódio de resistência semelhante ao de Santa Dica.

(A) Santa Rita Durão

(B) Canudos

(C) Anita Garibaldi

(D) Revolta da chibata


SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o gênero textual mito e acima de tudo fazer uma breve referência ao mito feminino de Santa Dica de Goiás, assista ao vídeo que aborda algumas curiosidades sobre sua origem.

CANAL REGINA CACIA “Gênero textual: mito” .Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=hxTwFkJuYno> acesso em 31 mar. 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0606) Vocalizar e dramatizar textos literários diversos, empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos
de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima (gestos e/ou expressões faciais) que convenham ao gênero e à situação de compartilhamento em questão
Referencial teórico: CERTEAU, Michel de. A produção do tempo: uma arqueologia religiosa.In:_A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, cap.2,p. 123-130.

DURKHEIM, Emille. Formas elementares da vida religiosa.In:_São Paulo: Martins Fontes, 1996. 51 p.

VASCONCELLOS, Lauro de. SANTA DICA: encantamento do mundo ou coisa do povo.Goiânia,1991.Ed. Abeu. 211 p.