Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
RESUMO E RESENHA
O resumo é um gênero textual que reúne de maneira concisa, as informações principais de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. Esta modalidade textual é considerada como uma técnica de estudo, pois nela testa-se a nossa capacidade de síntese. O gênero textual resumo, para algumas pessoas é visto como uma cópia, no entanto, o resumo é uma condensação do texto original com novas palavras. A resenha é um gênero textual muito semelhante ao resumo, no entanto, a grande diferença está na capacidade crítica e descritiva, pois a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente. A resenha descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto, de forma diversificada este gênero textual pode abordar livros, filmes, espetáculos, roteiros, programas de TV. Boa parte dos gêneros textuais podem ser resenhados, a resenha apresenta uma estrutura linear, suas informações são organizadas de acordo com o texto original. A característica principal de uma resenha é a sua capacidade crítica, no entanto, dentro de sua estrutura pode haver citações da obra resenhada para ressaltar novos comentários.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O cinema apresenta como grande fonte de inspiração, relato de histórias reais. Em alguns roteiros é possível que esta informação venha colocada como: “Baseado em fatos reais”. Tendo em vista esta afirmação faça um breve resumo de um filme que você conheça baseado em situações reais.
QUESTÃO 2
A resenha e o resumo são muito parecidos, tomando como ponto de partida a síntese de um texto original. Comente com suas palavras o que torna a resenha diferente do resumo.
QUESTÃO 3
Quando um filme apresenta um breve resumo sobre sua produção, tais como: enredo, artistas e data. Damos a este resumo o seguinte nome:
a) Resenha
b) Comentário
c) Sinopse
d) Resumo descritivo
QUESTÃO 4
Qual é o objetivo principal de um resumo?
(A) Apresentar uma análise crítica de uma obra.
(B) Fornecer uma visão geral rápida e eficiente do conteúdo original.
(C) Substituir completamente o texto original.
(D) Reproduzir completamente o texto original.
QUESTÃO 5
O que é uma resenha?
(A) Um resumo crítico e descritivo de uma obra
(B) Uma história inventada por um autor.
(C) Um resumo detalhado de uma obra.
(D) Um texto reflexivo sem nenhum teor crítico
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o assunto: resumo e resenha assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre estes gêneros textuais e suas práticas.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0522) Compreender e analisar as características relacionadas à construção composicional de diferentes gêneros textuais/discursivos dos quatro campos de atuação, considerando a situação comunicativa |
Referencial teórico: | BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326. BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso: narrar: narrativa de enigma. São Paulo, FTD, 2001. MACHADO, A. R. (Coordenação), LOUSADA, E. e ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. |