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Língua Portuguesa – Receitas históricas empadas e doces.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Liricaclara. Disponível em:
< http://liricaclara.blogspot.com/2022/07/paladares.html>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

GÊNERO TEXTUAL RECEITA

A receita é uma das modalidades mais tradicionais da língua portuguesa, capaz de relacionar experiências inesquecíveis para quem faz e claro para quem saboreia. O gênero receita apresenta uma divisão conceitual e estratégica: os ingredientes e o modo de preparo. A primeira parte são os ingredientes (ordenação, quantidade e características dos alimentos) A segunda parte é o modo de preparo (as orientações necessárias para obter o prato ou resultado final da combinação dos alimentos).

A Cidade de Goiás apresenta um receituário muito específico e bastante apreciado pelo mundo todo, como o empadão goiano, o bolo de arroz e os doces cristalizados. Quem visita a cidade logo descobre estes sabores repletos de histórias e segredos, estes segredos são  segredos culinários passados de geração em geração e só conhece quem prepara a receita. Nestas receitas tipicamente goianas além dos seus ingredientes e modo de preparo há também origens históricas que revelam as aptidões de melhor aproveitamento e conservação dos alimentos.

As receitas tipicamente goianas são resultados de anos de resistência e tentativas, de tempos difíceis e transporte de carro de boi. Junto às estas receitas estão a história de uma família, de um povo e de uma cidade, a nossa Cidade de Goiás.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O gênero receita está dividido em ingredientes e modo de preparo, são etapas distintas para obter o prato. Levando em consideração esta característica, responda: qual a finalidade do gênero textual receita?

Fonte: Pxhere.com. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1223784>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

QUESTÃO 2

As receitas tipicamente goianas revelam histórias e particularidades do nosso povo. Em sua opinião, por que as receitas goianas são tão carregadas de história?


QUESTÃO 3

  Empadão goiano, bolo de arroz e doce cristalizado são pratos típicos da culinária goiana. Quais desses pratos você conhece? Há na sua família alguma receita tradicional de um destes pratos goianos?

Fonte: Liricaclara. Disponível em:
<http://liricaclara.blogspot.com/2022/07/paladares.html>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

QUESTÃO 4

O empadão goiano tem suas origens trazidas pelos portugueses, trata-se de uma:

(A) uma sobremesa

(B) uma torta salgada

(C) um bolo salgado

(D) um molho de ervas

QUESTÃO 5

O bolo de arroz é uma receita que na ausência da farinha de trigo fez adaptações com o fubá de arroz. Muito conhecido como bolo de arroz cuiabano, este bolo foi trazido pelos:

(A) portugueses

(B) franceses

(C) tropeiros

(E) mineiros

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar: o gênero textual receita assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre o receituário histórico da Cidade de Goiás.

CANAL REGINA CACIA “Gênero textual: receitas”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=AawFjARIKNM> Acesso em: 09 ago 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0509) Compreender e analisar a função social e o contexto de recepção de textos que circulam em diferentes campos de atuação, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam
(EJALP0510) Ler e analisar a relação entre os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional e ao estilo dos diferentes gêneros textuais/discursivos, de forma a ampliar as possibilidades de leitura e produção de textos
Referencial teórico: KOCH,I.V.; ELIAS.V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. Editora  Contexto, São Paulo, 2010.

KOCH,I.V.; ELIAS.V.M. Ler e escrever: Estratégias de produção de textual.  Editora Contexto, São Paulo, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:

DIONISIO, Ângela Paiva; Machado, A. R, BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.) Gêneros Textuais e ensino 4. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008