ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª E 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MEMÓRIAS DA FAZENDA RANCHO LIMPO
NO CORAÇÃO DE GOIÁS, NA FAZENDA RANCHO LIMPO, O CAFÉ DA TARDE ERA UMA TRADIÇÃO. SOB A VARANDA DA CASA DA SEDE, TIA HELENA, ERA A GUARDIÃO DAS RECEITAS, DO FOGÃO E FORNO A LENHA.
SERVIA UM BANQUETE COM FREQUÊNCIA. TINHA CAFÉ QUENTINHO, LEITE DIRETO DA VACA, CHÁ DE CIDREIRA OU DE ERVA-DOCE E ÀS VEZES LIMONADA. SEMPRE TINHA BOLO DE FUBÁ, BREVIDADE, BOLACHA DE NATA, PÃO DE MINUTO, REQUEIJÃO ESCURO, QUEBRADOR, PÉ DE MOLEQUE, CURAU, PETA, PÃO DE QUEIJO, ARROZ DOCE, PAMONHA ASSADA E MATULAS DE GALINHA. CADA PRATO, UMA VIAGEM NO TEMPO, EM QUE SINTO O CHEIRO E O GOSTO, CARREGADOS DE SAUDADES.
A MESA FARTA NÃO ERA APENAS UMA REFEIÇÃO, MAS UMA CELEBRAÇÃO QUE FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA GOIANA, ONDE AS HISTÓRIAS E CAUSOS FLUÍAM TÃO LIVREMENTE QUANTO AS RISADAS. LEMBRAR DA FAZENDA RANCHO LIMPO É REVIVER A MEMÓRIA DE UM TEMPO QUE NUNCA DEVE SER ESQUECIDO!
- VOCÊ SABIA QUE A RECEITA CULINÁRIA É UM TIPO DE TEXTO?
USADA PRINCIPALMENTE NA COZINHA, A RECEITA É COMO UM GUIA QUE APRESENTA INSTRUÇÕES, PASSO A PASSO DE COMO PREPARAR UMA COMIDA. AS PALAVRAS USADAS SÃO SIMPLES E DIRETAS, PRECISA TER TÍTULO, INGREDIENTES E MODO DE PREPARO.
QUESTÃO 1
AS RECEITAS APRESENTAM INSTRUÇÕES, GERALMENTE, EM RELAÇÃO A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS.
(A) LISTE AS BEBIDAS E COMIDAS PRESENTES NO TEXTO
(B)QUAL PRATO DE SUA INFÂNCIA VOCÊ GUARDA NA MEMÓRIA COM SAUDADE E CARINHO? POR QUE?
(C) HÁ MOMENTOS EM FAMÍLIA OCORRIDOS NA SUA INFÂNCIA PRESENTES EM SUA MEMÓRIA? QUAIS?
QUESTÃO 2
O BOLO DE FUBÁ É UM PRATO QUE FEZ E FAZ PARTE DA MEMÓRIA E HÁBITOS DE MUITOS GOIANOS. ALGUNS GOSTAM OUTROS NÃO. MAS, A ERVA DOCE NO BOLO DE FUBÁ É SEMPRE UM PONTO DE DISCUSSÃO.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E COM OS COLEGAS E LEVANTE HIPÓTESES SOBRE DO QUE ELA TRATA.
OBSERVE TAMBÉM O FORMATO E ELEMENTOS QUE ELA CONTÉM. DESPOIS RESPONDA:
(A) QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE SE DESTACAM NA IMAGEM?
(B) JÁ USOU UMA RECEITA PARA FAZER ALGUM PRATO? DEU CERTO?
(C) EM RELAÇÃO A RECEITA DO BOLO DE FUBÁ APRESENTADO, PARA ATENDER SEU PALADAR, FARIA ALGUMA MODIFICAÇÃO? QUAL?
QUESTÃO 3
QUAL O GÊNERO TEXTUAL DA IMAGEM?
(A) RECEITA CULINÁRIA
(B) MANUAL DE INSTRUÇÕES
(C) CONTO
(D) REPORTAGEM
QUESTÃO 4
QUAL O GÊNERO TEXTUAL SE ASSEMELHA COM A RECEITA, EM TERMOS DE FUNCIONALIDADE OU USO?
(A) ARTIGO DE OPINIÃO
(B) MANUAL DE INSTRUÇÕES
(C) CONTO
(D) REPORTAGEM
QUESTÃO 5
A HISTÓRIA DA FAZENDA RANCHO LIMPO, SE PASSA NO:
(A) INTERIOR DA BAHIA
(B) INTERIOR DO PARÁ
(C) INTERIOR DE SÃO PAULO
(D) INTERIOR DE GOIÁS
SABER MAIS
VEJA O VÍDEO DE RECEITA CULINÁRIA COMO GÊNERO TEXTUAL:
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Formação de leitor, compreensão de textos, recepção e estratégia de leitura: Gêneros textuais: quadrinhos, tirinhas, receita, instruções, carta. Aspectos linguísticos e imagéticos, Textos injuntivo: receita, instruções. Leitura comparativa As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado – presente):Linha do tempo físico e histórico do estudante. Formação da identidade do estudante, mudanças e permanências. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0201) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. (EJALP0203) Antecipar informações sobre o conteúdo do texto e realizar inferências nos textos. (EJAHI0101) Compreender a dinâmica passado-presente por meio de suas histórias de vida e de sua família.(EJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens). |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. BRASIL. IBGE Goiânia. Disponível em: cidades.ibge.gov.br/brasil/go/historico. Acesso em: 15/03/2024. |