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Língua Portuguesa: Receita culinária

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

A receita de culinária é um tipo de texto que apresenta uma linguagem clara, direta e objetiva, com o propósito de guiar o cozinheiro na elaboração de uma refeição. As receitas culinárias podem possuir ou não títulos, e são classificadas como textos instrucionais e descritivos. Normalmente, uma receita culinária é dividida em duas seções: lista de ingredientes e procedimento de preparo.


Questão 1

O propósito principal de uma receita culinária é:

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFEzTpHSmc/j-5t47JJHUGTHcxkX1fKsQ/edit

A) Entreter o leitor com histórias e anedotas.

B) Descrever experiências culinárias passadas.

C) Guiar o cozinheiro na preparação de uma refeição.

D) Apresentar informações científicas sobre alimentos.


Questão 2

Analise as receitas culinárias e responda:

Fonte: acervo pessoal de Ana Cristina Diniz

A) Quais ingredientes são comuns nas duas receitas?

B) Em qual das receitas a linguagem é parecida com a que utilizamos atualmente?

C) Quais semelhanças e diferenças você percebeu entre as receitas?

D) Qual das receitas informa o número de pessoas que podem comer a omelete?


Questão 3

Na língua portuguesa, as palavras recebem acentuação de acordo com a localização da sílaba tônica. A sílaba tônica de uma palavra é aquela pronunciada com maior intensidade ou força. As palavras oxítonas são caracterizadas pela tonicidade recair sobre a última sílaba.

Encontre na receita 1 duas palavras oxítonas.


Questão 4

Uma receita culinária é geralmente organizada em:

A) Com introdução, desenvolvimento e conclusão.

B) Apenas com uma lista de ingredientes.

C) Com um título e uma seção de dicas úteis.

D) Em duas seções: lista de ingredientes e procedimento de preparo.


Questão 5

Releia o seu caderno de receitas ou o de alguém de sua família observando: como ele foi escrito, as imagens, as palavras utilizadas e as refeições servidas em dias especiais. Separe aquela receita que desperta em você uma lembrança boa e compartilhe com seus colegas de sala, contando o motivo pelo qual ela é importante para você.


Para saber um pouco mais sobre os textos instrucionais, assista ao vídeo da professora Ana Cristina.

Fonte: Textos instrucionais – disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SH5n-0ndGd4
Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagogia
Componentes curriculares:Língua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJALP0318) Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana
(EAJALP0356) Entender as regras de acentuação.  
(EAJAHI0211) Desenvolver práticas de escrita da história a partir do manuseio e interpretação dos documentos pessoais, escolares e comunitários.

Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://culinaria.culturamix.com/comida/qual-e-a-diferenca-entre-gastronomia-e-culinaria