Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Pronomes: relação de aproximação ou formalidade é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham os nomes, são colocados como as pessoas de um discurso, observe:
1ª → pessoa – o que fala ” Eu protejo os animais“
2ª → pessoa – o que ouve “Tu gostas da natureza?“
3ª → pessoa – de quem se fala “Eles defendem o meio ambiente”
QUESTÃO 1
Os pronomes são palavras que ajudam na formação das frases, estabelecem elos de compreensão. Forme frases usando os pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos.
Eu, tu, ele…
Aquele, esse, este…
Meu, sua, nosso…
QUESTÃO 2
Enquanto recurso de expressão, os pronomes são usados para substituir os nomes, evitando assim a repetição de palavras. Marque a opção do nome que faz adequação ao pronome. Atenção quanto a concordância verbal!
Muitos ficaram esperando para realizar a testagem.
( ) Ana
( ) A criança
( ) Os trabalhadores
( ) O professor
QUESTÃO 3
Agora que você já conhece as possíveis relações usadas pelos pronomes, mencione uma experiência com o uso do pronome de tratamento senhor/senhora, foi em uma situação comercial ou familiar? Qual a sua reação ao ouvir este pronome tão formal? Achou inapropriado?
SAIBA MAIS
Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o uso dos pronomes, bem como suas particularidades e formalidades cotidianas, assista ao vídeo que aponta as referências pronominais.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0550) Identificar as variedades da língua falada, as regras da norma padrão e o preconceito linguístico. (EAJALP0551) Analisar os vários discursos e suas ideologias em textos jornalísticos. |
Referencial teórico: | CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006. CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |