You are currently viewing Língua Portuguesa – Pronomes: relação de aproximação ou formalidade

Língua Portuguesa – Pronomes: relação de aproximação ou formalidade

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Pronomes: relação de aproximação ou formalidade é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham os nomes, são colocados como as pessoas de um discurso, observe:

1ª → pessoa –  o que fala ” Eu protejo os animais“

2ª → pessoa –  o que ouve “Tu gostas da natureza?“

3ª → pessoa – de quem se fala “Eles defendem o meio ambiente”

Fonte: pixabay. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/compondo-macaco-mulher-rir-s%c3%a9pia-2925179 >. Acesso em: 08 de Fev. de 2022.

QUESTÃO 1

Os pronomes são palavras que ajudam na formação das frases, estabelecem elos de compreensão. Forme frases usando os pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos.

Eu, tu, ele…

Aquele, esse, este…

Meu, sua, nosso…

Fonte: pixabay. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/vectors/fam%C3%ADlia-pais-av%C3%B3s-crian%C3%A7as-netos-6351117/ >. Acesso em: 08 de Fev. de 2022.

QUESTÃO 2

Enquanto recurso de expressão, os pronomes são usados para substituir os nomes, evitando assim a repetição de palavras. Marque a opção do nome que faz adequação ao pronome. Atenção quanto a concordância verbal!

Muitos ficaram esperando para realizar a testagem.

(   ) Ana

(   ) A criança

(   ) Os trabalhadores

(   ) O professor


QUESTÃO 3

Agora que você já conhece as possíveis relações usadas pelos pronomes, mencione uma experiência com o uso do pronome de tratamento senhor/senhora, foi em uma situação comercial ou familiar? Qual a sua reação ao ouvir este pronome tão formal? Achou inapropriado?


SAIBA MAIS

Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o uso dos pronomes, bem como suas particularidades e formalidades cotidianas, assista ao vídeo que aponta as referências pronominais.

CANAL REGINA CACIA ” O uso dos pronomes, aproximação ou formalidade” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=w7qGNj4xzbI&t=15s acesso em 18 de fev de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento     
(EAJALP0550) Identificar as variedades da língua falada, as regras da norma padrão e o preconceito linguístico.
(EAJALP0551) Analisar os vários discursos e suas ideologias em textos jornalísticos.
Referencial teórico: CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.