You are currently viewing Língua Portuguesa: Produzindo textos de relatos de observação e/ou pesquisa.

Língua Portuguesa: Produzindo textos de relatos de observação e/ou pesquisa.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Matemática é destinada a estudantes do 2º período (3ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Relato de observação e/ou pesquisa

O relato é um tipo de texto em que se narra um acontecimento ocorrido com o narrador ou com outra pessoa.

Nesta atividade, serão vistos dois tipos de relato: o pessoal e o de observação e/ou pesquisa. O relato se concentra nas ações que se desenrolam em um determinado período e lugar, seguindo uma sequência lógica. Normalmente, o relato também traz reflexões sobre as experiências vividas.

O relato de observação e/ou pesquisa tem como propósito descrever uma situação que foi observada. Suas características incluem o uso de uma linguagem formal e objetiva, está relacionada à produção ou compartilhamento de conhecimento, costuma ser apresentada a um professor, gestor de projetos, coordenador ou para algum chefe imediato, podendo conter imagens, gráficos, mapas e ilustrações.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFMlzK7ziM/xeYFtGvrQ6b3_n53b3fe2Q/edit

Questão 1

Gráfico é uma representação que facilita a análise de informações e/ou dados, que são geralmente organizados em uma tabela após a realização de uma pesquisa. Em um gráfico é possível também identificar o aspecto temporal das informações.

O gráfico a seguir foi elaborado a partir de informações fornecidas pelo casal Roberta e Sílvio, agricultores familiares, sobre suas fontes de renda no ano agrícola 2020/2021, a agricultura é a principal fonte de renda da família, alcançando 30% do total anual.

Analise o gráfico e responda:

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFMapkkgnY/Tc2en3iS6nl9L33jxG9JZw/edit

A principal fonte de renda do casal Roberta e Sílvio no ano agrícola 2020/2021 foi proveniente da:

A) Agricultura

B) Pecuária

C) Outras atividades

D) Não há informações suficientes

Questão 2

Qual dos gráficos você vê com mais frequência em seu dia-a-dia?

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFMmYXiNQM/2-6UaZcK1zijdjYJ77RLjQ/edit

Questão 3

Conforme o Ministério da Agricultura, a Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos consumidos pela população brasileira.

Leia o relato pessoal de uma agricultora familiar.

Texto criado para o Portal Conexão Escola

Após conhecer o relato pessoal responda:

A) Em sua opinião, por quais outros motivos a agricultura familiar deve ser valorizada?

B) E qual deve ser o maior desafio dos agricultores familiares?

Questão 4

Para compreender melhor a diferença entre relato pessoal e relato de observação e/ou pesquisa, leia as características de cada um deles.

Questão 5

São características do relato de observação e/ou pesquisa:

A) Ênfase na descrição dos eventos observados.

B) Foco nas ações e eventos ocorridos no ambiente.

C) Reflexões acerca das experiências vivenciadas.

D) Todas as alternativas.

Questão 6

Vamos à prática…

Nesta atividade você aprendeu sobre relato de observação e/ou pesquisa. Escolha um conteúdo ou tema do seu livro de Ciências, ou uma situação que seja de seu interesse, pesquise e produza o seu relatório. Você pode incluir um gráfico em seu relatório, usando duas variáveis: o seu tempo de observação e o tempo que você usou para escrever o seu relatório. Em seu relato você pode informar onde gastou mais tempo e explicar.

Saiba Mais – acesse o vídeo a seguir para saber um pouco mais sobre agricultura familiar e agronegócio.

Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BOvg7tBeOk4

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagogia
Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Matemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa.
(EAJAMA0336) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.