You are currently viewing Língua Portuguesa: Produção Textual

Língua Portuguesa: Produção Textual

Olá, educando (a)!Esta videoaula de LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA – para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 08/06/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS VER A REVISÃO DA ÚLTIMA AULA SOBRE TEXTOS INSTRUCIONAIS E INTRODUÇÃO DE MAIS ELEMENTOS DESSE GÊNERO TEXTUAL TÃO IMPORTANTE E TÃO USADO NO NOSSO DIA A DIA. VAMOS VER TAMBÉM ALGUNS SÍMBOLOS DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, TRÂNSITO E OUTROS QUE USAMOS NO NOSSO COTIDIANO.

Montagem de Pixabay.com e Freepik.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA : PRODUÇÃO TEXTUAL – TEXTOS INSTRUCIONAIS

Eaja – Português – 4ªSérie – aula 6

NA VIDEOAULA ACIMA, FIZEMOS UMA REVISÃO DA ÚLTIMA AULA SOBRE TEXTOS INSTRUCIONAIS E TIVEMOS TAMBÉM A INTRODUÇÃO DE MAIS ELEMENTOS DESSE GÊNERO TEXTUAL TÃO IMPORTANTE E TÃO USADO NO NOSSO DIA A DIA.

ENTENDEMOS QUE O TEXTO INSTRUCIONAL PODE SER INSTRUTIVO E PRESCRITIVO, SENDO QUE ENQUANTO O TEXTO INSTRUCIONAL INSTRUTIVO FAZ USO DO VERBO IMPERATIVO AFIRMATIVO PARA INSTRUIR, SUGERIR E PROPOR, O PRESCRITIVO JÁ FAZ USO DO VERBO IMPERATIVO NEGATIVO PARA ORDENAR, OBRIGAR E IMPOR.

ATIVIDADE 01:

VOCÊ VIU QUE FOI FALADO ACIMA QUE OS VERBOS IMPERATIVOS INDICAM UMA ORDEM, PEDIDO OU CONSELHO. DÊ EXEMPLOS DE TRÊS VERBOS IMPERATIVOS.

  1. (FECHAR) __________ A PORTA!     
  2. (ASSISTIR) _________  AO JOGO DO FLAMENGO.
  3. (COMPRAR) __________ UMA CAMISA PRA DE TIME DE FUTEBOL.

ATIVIDADE 02:

AGORA QUE CONHECEMOS A FORMA NEGATIVA DOS VERBOS IMPERATIVOS, TRANSFORME AS FRASES DA ATIVIDADE 01 EM NEGATIVAS, USANDO O VERBO IMPERATIVO NEGATIVO.

  1.  
  2.  
  3.  

ATIVIDADE 03:

CONSTRUA UMA PLACA DE SINALIZAÇÃO QUE POSSA SER USADA NA SUA CASA COMO REGRA DE BOA CONVIVÊNCIA NO SEU MEIO FAMILIAR. PENSE EM REGRAS QUE IRIAM CONTRIBUIR PARA A ROTINA FAMILIAR DE VOCÊS. 


COMPONENTES CURRICULARESOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0319) Planejar e redigir textos instrucionais
GEOGRAFIA(EAJAGE0312) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas.