ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM GEOGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º PERÍODO (4 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
Você já reparou como algumas palavras possuem mais de um significado dependendo do contexto? Esse fenômeno linguístico é chamado de polissemia.
A polissemia é um fenômeno natural da linguagem em que ao longo do tempo, as palavras adquiriram novos significados. Ela enriquece nossa linguagem, tornando-a mais expressiva e dinâmica.
A polissemia é portanto a capacidade de uma palavra possuir múltiplos significados. É como se a palavra fosse um camaleão, mudando de cor e de forma para se adaptar a diferentes situações.
Veja alguns exemplos de palavras polissêmicas:
banco: pode ser um assento, uma instituição financeira ou até mesmo um banco de dados.
boca: órgão do corpo utilizado para comer e falar, mas também pode significar entrada de um rio ou abertura de uma caverna.
bolo: doce feito com farinha, ovos e outros ingredientes, mas também pode significar sucesso ou sorte.
bolsa: acessório para carregar objetos, mas também pode significar quantidade, bolsa de valores ou bolsa de sangue.
brisa: pode ser uma corrente de ar suave ou uma sensação leve e agradável
cabeça: além de ser uma parte do corpo, pode representar inteligência, liderança ou o início de algo.
corrida: pode se referir a uma competição esportiva, a um ato de correr rapidamente ou o trajeto feito por passageiro em um veículo com o devido pagamento ao motorista.
dama: pode ser a mulher ou um jogos.
espuma: pode ser a formação de bolhas na água ou uma substância leve e macia usada em sofás e colchões.
folha: parte de uma planta, mas também pode significar página de um livro, folha de papel ou folha de metal.
gato(a): pode ser uma pessoa bonita ou o animal
letra: grafia – forma de escrever, alfabeto.
leve: o oposto de pesado, mas também pode significar fácil, despreocupado ou rápido.
manga: parte da fruta, mas também pode ser uma peça de roupa ou parte de uma mangueira.
mar: além do corpo d’água salgado, pode representar algo desconhecido ou infinito.
martelo: ferramenta para pregar, mas também pode significar um golpe forte ou um tipo de dança.
pé: parte do corpo, mas também pode significar base, medida ou parte de uma mesa.
raio: linha luminosa que surge durante uma tempestade, mas também pode significar raio de sol, raio x ou parte de uma roda.
vela: pode se referir tanto à parte de um barco que capta o vento, ato de velar ou objeto de cera que com o fogo fornece luz.
vida: pode se referir à existência, à biografia de uma pessoa ou a uma maneira de viver.
Questão 1
Palavras polissêmicas são
(A) palavras sem significado.
(B) palavras desconhecidas.
(C) palavras com apenas um significado.
(D) palavras com vários significados.
Questão 2
Palavra cabo pode significar
(A) extremidade do carro, posto de gasolina.
(B) extremidade de um objeto, posto militar.
(C) extremidade de uma moto, fio de água .
(D) extremidade do corpo, posto militar.
Questão 3
Após ler o texto e conhecer mais o que é polissemia, vamos praticar?
Leia coletivamente o texto abaixo e circule as palavras polissêmicas que encontrar.
A vela, o mar e a vida
A vela balançava ao sabor do vento, um convite ao desconhecido. Marina, com seus olhos brilhando como estrelas, sonhava com terras distantes e um mar de aventuras inesquecíveis. A embarcação, pequena e frágil, parecia um pássaro prestes a alçar voo.
O mar, imenso e misterioso, estendia-se à sua frente, uma folha em branco onde com a imaginação podia pintar os mais belos quadros. As ondas, como leões adormecidos, quebravam-se na praia, formando uma leve espuma branca que se espalhava pela areia.
Marina sentia a brisa salgada em seu rosto, um toque suave que a levava a um estado de tranquilidade em que colocava sua cabeça no lugar e os pés no chão. A vida, para ela, era como essa viagem: cheia de altos e baixos, de momentos de calma e tempestades.
Sobre o texto:
(A) O que Marina está vivenciando?
(B) Se fosse você viajando, usaria algum instrumento para se localizar? se sim, qual?
(C) Qual ou quais estratégias usaria para chegar onde deseja e não se perder?
(D) Caso a viagem fosse de carro, usaria as mesmas estratégias e ferramentas para chegar em seu destino ou teria mais opções de se localizar? caso tenha, quais?
Questão 4
Faça uma lista com as palavras polêmicas encontradas no texto e converse com os colegas verificando se encontraram as mesmas palavras ou são palavras diferentes.
Se for o caso, pode registrar as palavras que não havia identificado.
Questão 5
Descubra as palavras e responda a cruzadinha.
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0351) Procurar palavras no dicionário e analisar Semântica e a polissemia. (EJAGE0318) Identificar os diferentes tipos de mapas, seus elementos norteadores e as possibilidades de correlação com o lugar. (EJAGE0319) Entender as temáticas contidas nos mapas e suas possibilidades de uso no cotidiano. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. |