Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
POESIA E AUTOCONHECIMENTO
O texto poético muitas vezes pode ser sinônimo de amor ou sentimentalismo, mas há alguns exemplos de poéticos que podem nos surpreender com suas escolhas temáticas. A linguagem lírica pode trazer inovações quando o assunto é a nossa humanidade, e desde o primórdio da existência humana o autoconhecimento é uma questão delicada e envolvente. Será que sabemos quem de fato somos?
A música Caçador de Mim, foi composta por Sérgio Magrão, Luiz Carlos Sá, interpretada por de Milton Nascimento, lançada no álbum Minas, de 1975, a canção possui uma melodia envolvente e letra introspectiva, conheça um trecho desta canção:
Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo, medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
(…)
“Caçador de mim” faz uma reflexão sobre os dilemas existenciais e as escolhas da vida, abordando o confronto entre a identidade individual e as expectativas externas. A figura do “caçador”, que busca algo, parece ser uma metáfora para a busca incessante pela realização pessoal, pelo autoconhecimento ou até pela fuga de uma realidade opressora. O “caçador” é, ao mesmo tempo, o perseguidor e o perseguido, uma vez que ele também está sendo caçado por suas próprias dúvidas, angústias e questionamentos internos.
Ao longo da melodia o sujeito lírico se desprende de seus medos lançando-se pelas tensões da caçada de seu interior, criando uma atmosfera introspectiva que convida o ouvinte a se perder nos sentimentos de angústia, mas também de esperança.
A canção é um reflexo de um processo criativo, que explora temas universais, mas também dialoga diretamente com as questões sociais e políticas de sua época. É, portanto, uma música rica em simbolismo, que continua a ressoar com o público, independentemente do momento histórico, por tocar nas questões fundamentais da existência humana e da busca por um sentido maior.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A figura do “caçador” é central na letra de Caçador de Mim. Em sua interpretação, como você entende essa metáfora? O que o “caçador” busca? Por que ele se torna, ao mesmo tempo, o perseguido?
QUESTÃO 2
A letra de Caçador de Mim aborda a busca interna por algo maior. Na sua opinião, qual é o papel do autoconhecimento e da reflexão pessoal dentro da canção?
QUESTÃO 3
A canção transmite uma dualidade entre a busca e a angústia do “caçador”. De que maneira você percebe a tensão entre esperança e desespero na letra?
QUESTÃO 4
O tema central da música Caçador de mim é
(A) o amor não correspondido.
(B) a busca pelo autoconhecimento.
(C) a natureza e suas paisagens.
(D) a luta pela justiça social.
QUESTÃO 5
Em Caçador de mim, o “caçador” mencionado na letra é
(A) um indivíduo que persegue outro até encontrar.
(B) uma metáfora para a busca interna e existencial.
(C) uma figura mitológica que busca a verdade.
(D) um personagem literal em uma caçada real.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0406) Vocalizar, declamar e dramatizar textos de diferentes gêneros textuais/discursivos, com entonação, postura e interpretação adequada |
Referências: | BARBOSA, João Alexandre. A metáfora crítica. São Paulo: Perspectiva, 1974. CASTELLO, José Aderaldo. A literatura brasileira: origens e unidade (1500 – 1960). São Paulo: EDUSP, 1999. GAMA, Ricardo. (2003). Milton Nascimento: A Voz do Brasil. Editora Musical Brasileira |