Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 4ª Série
da Eaja.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – POEMA E POESIA – BIOGRAFIA – CORA CORALINA
NESTA VIDEOAULA VIMOS A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA, CONHECEMOS A BIOGRAFIA DE CORA CORALINA, UMA POETA MUITO IMPORTANTE DA NOSSA HISTÓRIA QUE INICIOU SUAS PUBLICAÇÕES JÁ NA VELHICE, O QUE NÃO A IMPEDIU DE FASCINAR OS SEUS LEITORES. NESSE SENTIDO, TAMBÉM IDENTIFICAMOS AS DIFERENTES FASES DA VIDA DO SER HUMANO BUSCANDO ACOMPANHAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS E EMOCIONAIS NAS DIFERENTES FASES DA VIDA. VIMOS TAMBÉM QUE POEMA É UM GÊNERO LITERÁRIO COMPOSTO DE VERSOS, ESTROFES E, POR VEZES, RIMAS. E QUE POESIA CONTEMPLA VÁRIAS FORMAS DE EXPRESSÃO. É QUALQUER PRODUÇÃO ARTÍSTICA QUE PROVOCA EMOÇÕES, PODENDO SER LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, ESCULTURA, MÚSICA, FOTOGRAFIA E ATÉ MESMO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. OUTRO GÊNERO TEXTUAL QUE VIMOS FOI A BIOGRAFIA QUE É UM GÊNERO TEXTUAL QUE RELATA A VIDA DE UMA PESSOA, APRESENTANDO SUAS PRINCIPAIS AÇÕES E EXPERIÊNCIAS, BEM COMO SEUS LEGADOS. PSEUDÔNIMO: NOME ADOTADO POR AUTOR OU RESPONSÁVEL POR UMA OBRA (LITERÁRIA OU DE QUALQUER OUTRA NATUREZA), QUE NÃO USA O SEU NOME CIVIL VERDADEIRO, COM OU SEM REAL ENCOBRIMENTO DE SUA PESSOA.
ATIVIDADE 1
AO LONGO DA VIDA VIVENCIAMOS DIFERENTES FASES: A INFÂNCIA, A ADOLESCÊNCIA, A FASE ADULTA E A VELHICE.
INFÂNCIA: O CORPO MUDA MUITO RAPIDAMENTE. A CRIANÇA NECESSITA CONSTANTEMENTE DE CUIDADO. E ESSA FASE VAI DESDE O SEU NASCIMENTO ATÉ POR VOLTA DOS 11 ANOS;
ADOLESCÊNCIA: NESTA FASE O CORPO CONTINUA SEU DESENVOLVIMENTO. É UMA FASE DE INTENSAS MUDANÇAS FÍSICAS, EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS E VAI DOS DOZE ANOS AOS DEZENOVE ANOS.
VELHICE: O CORPO JÁ SE DESENVOLVEU. É NESTA FASE QUE AS PESSOAS ESTÃO MAIS PREPARADAS PARA ASSUMIREM RESPONSABILIDADES.
FASE ADULTA: É A FASE ONDE ESSAS PESSOAS JÁ ACUMULARAM MUITAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. NESSA ETAPA O CORPO PODE SE TORNAR MAIS FRÁGIL E MENOS VIGOROSO, NO ENTANTO HÁBITOS SAUDÁVEIS PODEM FAZER MUITA DIFERENÇA SE VOCÊ PRETENDE CHEGAR A ESSA FASE COM MUITA VITALIDADE.
NOSSAS VIDAS SÃO CARREGADAS DE ACONTECIMENTOS AO LONGO DO TEMPO. QUAL A FASE DA VIDA EM QUE VOCÊ ENCONTRA HOJE? COM CERTEZA JÁ VIVEU MUITA COISA IMPORTANTE. QUE TAL CONSTRUIR UMA LINHA DO TEMPO DESTACANDO MOMENTOS MARCANTES DE SUA VIDA EM DIFERENTES FASES?
Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/10/25/19/27/life-stage-icon-2889015__340.png – acesso em: 10/06/2021
ATIVIDADE 2
LEIA UM TRECHO DE UM POEMA DE CORA CORALINA:
Imagem disponível em: https://cutt.ly/pnOrcf3 – acesso em: 10/06/2021
AGORA QUE JÁ CONHECE AS CARACTERÍSTICAS DESTE GÊNERO TEXTUAL É A SUA VEZ DE CRIAR O SEU POEMA. LEMBRE-SE DE OBSERVAR SE:
- SEU TEXTO FOI ORGANIZADO EM VERSOS E ESTROFES;
- UTILIZOU RIMAS PARA COMPOR O TEXTO;
- É POSSÍVEL ENTENDER A MENSAGEM QUE O TEXTO QUER TRANSMITIR;
ATIVIDADE 3
DEPOIS DE ESTUDAR E CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE UM POEMA, QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO REPRESENTA A ESTRUTURA CORRETA DE ESCRITA DE UM POEMA?
Imagem retirada de: SILVA, Cícero de Oliveira. et. al. Aprender Juntos – Língua Portuguesa, 2º ano: ensino fundamental. 7.ed. São Paulo: Edições SM, 2019.
SAIBA MAIS
APÓS A MORTE DA POETA, EM 1985, AMIGOS E PARENTES SE REUNIRAM E CRIARAM A ASSOCIAÇÃO CASA DE CORA CORALINA, UMA INSTITUIÇÃO DE DIREITO PRIVADO E SEM FINS LUCRATIVOS QUE MANTÉM O MUSEU CASA DE CORA CORALINA. TEM POR FINALIDADE “PROJETAR, EXECUTAR, COLABORAR E INCENTIVAR ATIVIDADES CULTURAIS, ARTÍSTICAS, EDUCACIONAIS, AMBIENTAIS, BUSCANDO VALORIZAR A IDENTIDADE SOCIOCULTURAL DO POVO GOIANO, BEM COMO PRESERVAR A MEMÓRIA E DIVULGAR A VIDA E A OBRA DE CORA CORALINA.
RELEMBRANDO!!!
- APRENDEMOS A DIFERENCIAR POEMA DE POESIA;
- COMPREENDEMOS A ESTRUTURA DE UM POEMA;
- CONHECEMOS A BIOGRAFIA DE CORA CORALINA APRECIANDO TRECHOS DE OBRAS LITERÁRIAS DE SUA AUTORIA;
- DESCOBRIMOS O QUE É UM POEMA VISUAL;
- ESTUDAMOS AS FASES DA VIDA DO SER HUMANO;
Referencial Bibliográfico | Adaptado de: SILVA, Cícero de Oliveira. et. al. Aprender Juntos – Língua Portuguesa, 4º ano: ensino fundamental. 6.ed. São Paulo: Edições SM, 2017. |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0423) RECONHECER A FORMA, O CONTEÚDO, O ESTILO E A FUNÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS. (EAJALP0321) INCENTIVAR O EDUCANDO A EXPLORAR AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DA LINGUAGEM POÉTICA/LITERÁRIA. (EAJALP0471) ANALISAR OS EFEITOS ESTILÍSTICOS, COMPOSICIONAIS E TEMÁTICOS DOS GÊNEROS. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0317) IDENTIFICAR AS DIFERENTES FASES DA VIDA DO SER HUMANO E ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS E EMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA E NA TERCEIRA IDADE. |