You are currently viewing Língua Portuguesa: Poema e poesia

Língua Portuguesa: Poema e poesia

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O GÊNERO TEXTUAL POEMA É GERALMENTE ESCRITO EM VERSOS E ESTROFES E PODE TER OU NÃO A PRESENÇA DE RIMAS.

 UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DO POEMA É A SUA MUSICALIDADE. A PRESENÇA DE  ALITERAÇÕES (REPETIÇÃO DE SONS CONSONANTAIS EM UMA PALAVRA), ASSONÂNCIAS (REPETIÇÃO DE SONS VOCÁLICOS EM UMA PALAVRA) E  RIMAS (GERALMENTE FEITAS ENTRE UM VERSO E OUTRO), SÃO RECURSOS  UTILIZADOS PELO POETA PARA DAR RITMO AO POEMA.

OUTRA CARACTERÍSTICA DO POEMA É O USO DA LINGUAGEM FIGURADA QUE PERMITE UMA MAIOR LIBERDADE NO USO DA PALAVRA.

A POESIA É UMA INTENÇÃO ARTÍSTICA MARCADA PELA SUBJETIVIDADE, OU SEJA, PELA INTERPRETAÇÃO DE CADA UM, PELA EXPERIÊNCIA SENSORIAL E PELA ESTRANHEZA. A POESIA PODE ESTAR EM UMA MÚSICA, EM UM QUADRO OU FOTOGRAFIA, EM UM POEMA, ENTRE OUTROS.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina Diniz – Mural do grafiteiro goiano Decy

QUESTÃO 1

APRECIE AS IMAGENS:

IMAGEM 1

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina Diniz – Mural do grafiteiro goiano Decy

IMAGEM 2

ANOTE EM SEU CADERNO AS SUAS RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS :

Fonte; Imagem criada com Canva Elementos

QUESTÃO 2

A ESCRITORA BRASILEIRA, MARIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NASCEU EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, NO ANO DE 1946. ELA É UMA IMPORTANTE ESCRITORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E ESCREVE ROMANCES, CONTOS E POEMAS. A AUTORA  ESCREVE SOBRE A DISCRIMINAÇÃO SOCIAL, DE GÊNERO E DE RAÇA, E SUA ESCRITA TEM ORIGEM NAS MEMÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS.

LEIA A PRIMEIRA ESTROFE DO POEMA VOZES-MULHERES.

A) VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR COMO FOI A INFÂNCIA VIVIDA PELA BISAVÓ DA AUTORA?

B) VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR ALGUMA RIMA NA ESTROFE?

C) O QUE VOCÊ SENTIU AO LER ESTA PARTE DO POEMA?

D) PERCEBEU A PRESENÇA DA POESIA?

QUESTÃO 3

A ESCRITORA CONCEIÇÃO TAVARES E O GRAFITEIRO DECY SÃO PESSOAS NEGRAS E RETRATAM EM SUAS OBRAS A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. A CULTURA AFRICANA FOI MUITO RELEVANTE PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA.

INDIQUE A RESPOSTA QUE DEMONSTRA COMO A CULTURA AFRICANA INFLUENCIOU A CULTURA BRASILEIRA.

A) RELIGIÃO

B) CULINÁRIA

C) DANÇA

D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

QUESTÃO 4

LEIA A TABELA A SEGUIR PARA RELEMBRAR A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA. A LEITURA AJUDARÁ VOCÊ A REALIZAR A PRÓXIMA QUESTÃO.

QUESTÃO 5

PARA CONCLUIR A ATIVIDADE, RESGATE UMA MEMÓRIA MARCANTE DE SUA INFÂNCIA E ESCREVA UM POEMA OU FAÇA UMA COLAGEM UTILIZANDO IMAGENS DE REVISTAS, JORNAIS OU LIVROS. COLOQUE EM SUA PRODUÇÃO TODA POESIA QUE CONSEGUIR.


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 24) CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS – ACESSE O VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA UM LUGAR QUE É PURA POESIA.

Vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=gywxomyI_r4

Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil.
(EAJAAR0209)   Refletir e dialogar sobre a diversidade racial, étnica, de gênero, política e social, nas diferentes manifestações artísticas locais, regionais e nacionais, respeitando e reconhecendo as diferentes concepções estéticas nos diferentes grupos.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
MARCELLO, Carolina. 5 poemas emocionantes de Conceição Evaristo. Cultura Genial. Disponível em https://www.culturagenial.com/poemas-de-conceicao-evaristo/. Acesso em 19/09/2022.
SIGNIFICADOS. Diferença entre Prosa, Poesia, Poema e Soneto. Disponível em https://www.significados.com.br/poesia-poema-prosa-soneto/. Acesso em 19/09/2022