Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PERSONIFICAÇÃO E ONOMATOPEIA
As figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados para tornar a comunicação mais expressiva, criativa e envolvente. Elas consistem em usar palavras ou expressões de forma não literal, criando efeitos de sentido diferentes do significado convencional das palavras.
Boa parte das figuras de linguagem abordam a sugestividade como um processo de recriação para novas ideias e sentidos, por essa razão exploram com plenitude os recursos imagéticos do nosso próprio pensamento como as reproduções sonoras ou alusões imaginárias. Conheça agora dois recursos figurativos da linguagem: a personificação e a onomatopeia.
Personificação
A personificação é uma figura de linguagem em que se atribuem características humanas a seres inanimados, animais ou ideias abstratas. Essa técnica tem o objetivo de tornar a descrição mais vívida. .
Exemplos:
“O vento sussurrou nos meus ouvidos.”
“A lua olhava para a terra com tristeza.”
Nestes enunciados ocorre a atribuição de qualidades humanas como: sussurrar, olhar com tristeza; a elementos não humanos (vento, lua).
Onomatopeia
A onomatopeia é uma figura de linguagem que consiste na imitação de sons reais por meio de palavras. São expressões ou palavras que tentam reproduzir sons de objetos, de animais, de ações ou de fenômenos naturais.
Por exemplo, palavras como “tic-tac” (som de um relógio), “miau” (som de um gato), “buuum” (som de uma explosão) e “chiado” (som de algo quente ou tostando) são todos exemplos de onomatopeias.
Leia agora um fragmento do poema infantil: Relógio escrito por Vinícius de Moraes e Paulo Soledade, neste poema nitidamente ocorre a onomatopeia e a personificação do relógio.
O relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora.
Chega logo, tic-tac,
Tic-tac e vai embora.
Passa o tempo
Bem depressa,
Não atrasa,
Não demora,
Que já estou
Muito cansado.
Já perdi
Toda a alegria
De fazer meu tic-tac
(…)
O passar do tempo é assumidamente constatado pelo relógio que de tanto emitir o seu som já está muito cansado e não tem mais alegria. A repetição do tic-tac configura uma onomatopeia e a expressão dos sentimentos como cansaço e alegria revelam a personificação. Apesar de ser uma composição poética direcionada ao público infantil, a temática abordada pelo relógio enquanto personificado redireciona a pensamentos de um mundo adulto: o passar do tempo e suas preocupações.
Tomado pela expressividade o poema se torna altivo, pois a onomatopeia e a personificação são recursos linguísticos poderosos e versáteis, utilizados em diversas formas de arte e comunicação.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Identifique a origem sonora das onomatopeias abaixo, você pode descrever o efeito sonoro ou nomear quem está produzindo o som.
a) Miau –
b) Cocoricó –
c) Bzzz –
d) Splash –
e) Tic-tac –
f) Zum-zum –
g) Bang –
h) Toc-toc –
QUESTÃO 2
Você conhece alguma música ou poema que apresenta a onomatopeia como recurso expressivo? Mencione aqui um trecho ou o título da obra.
QUESTÃO 3
Complete as seguintes frases com uma personificação apropriada:
a) O Sol _______________ no horizonte, como se saudasse o novo dia.
b) As nuvens _______________ sobre a cidade, escondendo o brilho das estrelas.
c) A noite _______________ seu manto escuro sobre a paisagem adormecida.
d) O vento _______________ os cabelos da menina enquanto ela corria pelo
campo.
e) A Lua _______________ através das nuvens, como se tentasse espiar a terra.
QUESTÃO 4
O que é uma onomatopeia?
(A) Uma palavra muito expressiva.
(B) Uma palavra que imita um som.
(C) Uma palavra repleta de efeitos brilhantes.
(D) Uma palavra que faz omissões.
QUESTÃO 5
“As flores dançavam ao ritmo do vento.” Nesta frase, as flores estão sendo:
(A) Comparadas ao vento
(B) Descritas como inanimadas
(C) Personificadas
(D) Ignoradas
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0423) Identificar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, como as figuras de linguagem |
Referências bibliográficas: | BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2017. COUTINHO, Afrânio. Conceito de literatura brasileira. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. MORAES, Vinícius de. “A arca de Noé: Poemas infantis”. Vinícius de Moraes; ilustrações Laurabeatriz – 4ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 1991. |