Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Parágrafos e a coerência textual é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA .
O parágrafo é considerado como uma unidade de composição formada por um ou mais períodos, em que se desenvolve uma ideia nuclear. Sua função é facilitar a organização das ideias pertinentes ao texto e é caracterizado por um recuo da margem esquerda, este afastamento aponta uma marcação coerente entre os dados que compõem o texto. O término de um parágrafo é marcado pelo uso do ponto final, que delimita a ideia central contida no período.
Os parágrafos são moldáveis de acordo com o fluxo de conteúdo disponível no texto, podem ser curtos e dinâmicos como em uma notícia, podem ser médios como os de um livro didático e longos como os usados em textos científicos. No entanto, não existe uma regra específica para determinar o tamanho do parágrafo e em geral o seu tamanho é determinado pelo bom senso. É importante ressaltar que um bom texto, ou seja, um texto coerente e coeso precisa apresentar um elo de ligação entre seus parágrafos. O emprego do parágrafo leva em consideração a tipologia textual, por exemplo em texto narrativo com o turno de falas o diálogo é marcado pelo parágrafo acrescido do travessão para que haja organização entre as falas das personagens. Enquanto em um texto publicitário o parágrafo pode não ocorrer, sendo sua ausência um recurso inovador ou persuasivo.
QUESTÃO 1
Sabemos que o parágrafo é fundamental para construção de um texto coerente. Como o parágrafo pode ser indicado em um texto? Como ele pode ser encerrado?
QUESTÃO 2
O parágrafo é uma unidade de composição formada por uma ideia ou mesmo um ponto de vista. Escolha dois temas abaixo e faça parágrafos coerentes sobre eles.
A) Fake news
B) A violência contra a mulher
C) Efeito estufa
D) Racismo
QUESTÃO 3
Visto como uma estrutura textual formada por períodos, o parágrafo apresenta uma finalidade primordial ao texto, qual seria esta finalidade?
SAIBA MAIS
Com o intuito de abordar o assunto: parágrafos e a coerência textual, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este recurso de coerência textual.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0443) Observar os elementos de coesão e de coerência, aspectos ortográficos e gramaticais na revisão dos textos. (EAJALP0445) Observar a importância da paragrafação do texto. (EAJALP0535) Usar recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação dos fatos. |
Referencial teórico: | AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa – José Carlos de Azeredo. 2ª ed. São Paulo: Publifolha, 2008. SIMON. M. L. M. A Construção do Texto: coesão e coerência textuais, conceito de tópico. I Simpósio de Estudos Filológicos e Linguísticos |