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Língua Portuguesa – Palavras homófonas e homógrafas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Interlocução poética é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.



Fonte: Pixnio.com. Disponível em: <https://pixnio.com/pt/objetos/livros/literatura-design-livro-colorido-cor-papel-aprendizagem>. Acesso em: 10 de Fev. de 2022.

Escrever é uma tarefa muito difícil, atente-se para alguns cuidados. Para sanar alguns problemas ortográficos temos o estudo de palavras homófonas e homógrafas, veja o conceito:

Homófona – tem a mesma pronúncia, mas com escrita diferente. Exemplos: caçar ( pegar animais) e cassar (anular)

Homógrafa – tem a pronúncia diferente, mas com a mesma escrita. Exemplos: sede (vontade de beber) e sede (matriz)

QUESTÃO 1

As palavras homófonas podem gerar muita confusão na hora de escrever, pois apresentam o mesmo som e grafia diferente, observe os pares abaixo:

Cela/sela

Senso/censo

Cinto/sinto

Agora recorra ao dicionário e veja o significado de cada uma delas, vamos treinar significados e a prática de uma boa escrita.



Fonte: publicdomainvectors.org  Disponível em:<:https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/M%C3%A3o-escrever-ilustra%C3%A7%C3%A3o-vetorial/4477.html   >. Acesso em: 10 de Fev. de 2022

QUESTÃO 2

Continue usando o dicionário, afinal ele é um grande aliado na escrita. E em seguida faça o preenchimento correto das lacunas, para isso análise o contexto e a ortografia da palavra para não errar sua forma escrita. Após o preenchimento veja qual é a alternativa correta.

a) O professor sentiu………o dia todo. (mau/mal).

b) O…………circunflexo é muito presente em vários idiomas. (acento/assento).

c) A………….do filme comoveu a todos. (cena/sena).

d) O manjar ficou com uma…………saborosa. (cauda/calda).

e) Cada…………….do cinema ficou ocupado. (acento/assento).

(A) mal-acento-cena-calda-assento

(B) mau-assento-cena-cauda-acento

(C) mal-assento-cena-calda-assento

(D) mau-assento-sena-cauda-acento


QUESTÃO 3

Você já deve ter observados que o estudo das palavras homófonas e homógrafas tem uma enorme relação com as classes gramaticais, pois o significado de uma palavra interfere diretamente em sua classe, observe:

A seca ainda ataca o nordeste brasileiro – seca: substantivo

A roupa ficou seca, já pode ser retirada do varal – seca: adjetivo

A máquina lava e seca toda a roupa. – seca: verbo

Agora chegou a sua vez, leia em voz alta e observe em qual das frases a pronúncia da palavra seca mudou.


QUESTÃO 4

Aponte a altenativa em que ocorre erro com relação emprego da palavra e contexto frasal:

(A) Chegou e percebeu os assentos vazios no teatro.

(B) Ficava atento e mal olhava a paisagem.

(C) Serrou os olhos e deu o último suspiro.

(D) Perdeu o senso do ridículo durante a reunião.

SAIBA MAIS

Conhecer a pronúncia, a escrita e os possíveis significados de uma palavra podem facilitar muito na hora de escrever. Assista ao video que aborda estas e outras particularidades da nossa língua.

CANAL REGINA CACIA “Palavras homófonas e homógrafas” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=9ix9F8wwL7c acesso em 10 de fev de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular: Língua Portuguesa

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
     
(EJALP0534) Utilizar adequadamente os sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto.
 
(EJALP0535) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita
Referencial teórico
MOURA, Heronides M. Significação e contexto: uma introdução a questões de semântica e pragmática. Florianópolis, Insular, 1999.

NICOLA, José de; ULISSES, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. São Paulo, Scipione, 1991.

OLIVEIRA, Avani de. Polissemia e campos semânticos. In: Anais – Suplemento do II Congresso Nacional da Abralin, UFSC, Florianópolis, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Nova Fronteira, Rio de Janeiro,1986