Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Interlocução poética é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Escrever é uma tarefa muito difícil, atente-se para alguns cuidados. Para sanar alguns problemas ortográficos temos o estudo de palavras homófonas e homógrafas, veja o conceito:
Homófona – tem a mesma pronúncia, mas com escrita diferente. Exemplos: caçar ( pegar animais) e cassar (anular)
Homógrafa – tem a pronúncia diferente, mas com a mesma escrita. Exemplos: sede (vontade de beber) e sede (matriz)
QUESTÃO 1
As palavras homófonas podem gerar muita confusão na hora de escrever, pois apresentam o mesmo som e grafia diferente, observe os pares abaixo:
Cela/sela
Senso/censo
Cinto/sinto
Agora recorra ao dicionário e veja o significado de cada uma delas, vamos treinar significados e a prática de uma boa escrita.
QUESTÃO 2
Continue usando o dicionário, afinal ele é um grande aliado na escrita. E em seguida faça o preenchimento correto das lacunas, para isso análise o contexto e a ortografia da palavra para não errar sua forma escrita. Após o preenchimento veja qual é a alternativa correta.
a) O professor sentiu………o dia todo. (mau/mal).
b) O…………circunflexo é muito presente em vários idiomas. (acento/assento).
c) A………….do filme comoveu a todos. (cena/sena).
d) O manjar ficou com uma…………saborosa. (cauda/calda).
e) Cada…………….do cinema ficou ocupado. (acento/assento).
(A) mal-acento-cena-calda-assento
(B) mau-assento-cena-cauda-acento
(C) mal-assento-cena-calda-assento
(D) mau-assento-sena-cauda-acento
QUESTÃO 3
Você já deve ter observados que o estudo das palavras homófonas e homógrafas tem uma enorme relação com as classes gramaticais, pois o significado de uma palavra interfere diretamente em sua classe, observe:
A seca ainda ataca o nordeste brasileiro – seca: substantivo
A roupa ficou seca, já pode ser retirada do varal – seca: adjetivo
A máquina lava e seca toda a roupa. – seca: verbo
Agora chegou a sua vez, leia em voz alta e observe em qual das frases a pronúncia da palavra seca mudou.
QUESTÃO 4
Aponte a altenativa em que ocorre erro com relação emprego da palavra e contexto frasal:
(A) Chegou e percebeu os assentos vazios no teatro.
(B) Ficava atento e mal olhava a paisagem.
(C) Serrou os olhos e deu o último suspiro.
(D) Perdeu o senso do ridículo durante a reunião.
SAIBA MAIS
Conhecer a pronúncia, a escrita e os possíveis significados de uma palavra podem facilitar muito na hora de escrever. Assista ao video que aborda estas e outras particularidades da nossa língua.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0534) Utilizar adequadamente os sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto. (EJALP0535) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita |
Referencial teórico | MOURA, Heronides M. Significação e contexto: uma introdução a questões de semântica e pragmática. Florianópolis, Insular, 1999. NICOLA, José de; ULISSES, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. São Paulo, Scipione, 1991. OLIVEIRA, Avani de. Polissemia e campos semânticos. In: Anais – Suplemento do II Congresso Nacional da Abralin, UFSC, Florianópolis, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Nova Fronteira, Rio de Janeiro,1986 |