You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E ARTE: PAISAGEM E LINGUAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E ARTE: PAISAGEM E LINGUAGEM

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E ARTE é destinada aos estudantes da 3ª Série da Eaja

A PAISAGEM NÃO SE CRIA PELO ACASO, É OBRA DA AÇÃO HUMANA E DA NATUREZA, MAS A PERSPECTIVA DO OLHAR INFLUENCIA EM COMO ELA  É CONCEBIDA. HOJE VOCÊ PODERÁ REFLETIR SOBRE AS DIFERENTES PAISAGENS E FORMAS DE EXPRESSÃO. NÃO PERCA TEMPO E FIQUE A VONTADE PARA SE APROPRIAR DE MUITO CONHECIMENTO. 

https://cutt.ly/SR4EgAo

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PAISAGEM E LINGUAGEM

EAJA LÍNGUA PORTUGUESA 3 SÉRIE AULA 22

EM NOSSO DIA A DIA, OBSERVAMOS E FREQUENTAMOS VARIADOS ESPAÇOS COMO A ESCOLA, O TRABALHO, O COMÉRCIO, AS RUAS POR ONDE NOS DESLOCAMOS. CADA LUGAR POSSUI CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.

DA JANELA DA SUA CASA, DO CARRO, OU DE ONDE TRABALHA, POR EXEMPLO, VOCÊ PODE APRECIAR PAISAGENS DISTINTAS. OS LUGARES  E SUAS PAISAGENS SE DIFERENCIAM PORQUE SÃO COMPOSTAS DE ELEMENTOS DIFERENTES.

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:

AS IMAGENS ACIMA MOSTRAM TIPOS DIFERENTES DE PAISAGEM. DE UMA MANEIRA GERAL PODEMOS DIZER QUE PAISAGEM É TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISÃO ALCANÇA, CONTUDO, EM UM ESTUDO CIENTÍFICO É MAIS AMPLA E DIZ RESPEITO, PRINCIPALMENTE AO ESPAÇO GEOGRÁFICO ENTRE OS COMPONENTES NATURAIS E AQUELES CONSTRUÍDOS, INCLUINDO ASPECTOS SOCIAIS E NATURAIS.

AS PAISAGENS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:

  • PAISAGEM NATURAL: ONDE PREDOMINAM ELEMENTOS NATURAIS E A SUA TRANSFORMAÇÃO ACONTECE, PRINCIPALMENTE PELOS PRÓPRIOS AGENTES NATURAIS.
  • PAISAGEM CULTURAL OU ANTRÓPICA: FORMADA A PARTIR DA AÇÃO TRANSFORMADORA DO HOMEM E PELOS ELEMENTOS DA NATUREZA QUE SOFRERAM MODIFICAÇÕES PELO MESMO AGENTE – O SER HUMANO. 

ATIVIDADE 1

  • OBSERVANDO AS PAISAGENS ACIMA PODEMOS VERIFICAR O QUE ELAS REVELAM. EM QUAL DAS PAISAGENS PERCEBEMOS QUE O LUGAR VEM SENDO BEM CUIDADO? COMO PERCEBEMOS O DESCUIDO COM O LUGAR NA OUTRA PAISAGEM?
  • CITE ELEMENTOS EM AMBAS PAISAGENS QUE FORAM CRIADOS PELA NATUREZA E QUE FORAM CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO. 

ATIVIDADE 2

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES QUE SEGUEM:

PRIMAVERA
  1. COMO A PERSONAGEM DO TEXTO PERCEBE A CHEGADA DA PRIMAVERA NA PAISAGEM DO LUGAR ONDE VIVE ATUALMENTE?
  1. COM A CHEGADA DA PRIMAVERA QUAIS AS MUDANÇAS OCORRIAM NA PAISAGEM DO LUGAR ONDE A PERSONAGEM MORAVA QUANDO TINHA 10 ANOS?

ATIVIDADE 3

COMO VIMOS, OS SERES HUMANOS MODIFICAM OS LUGARES ONDE VIVEM BUSCANDO ADAPTÁ-LOS ÀS SUAS NECESSIDADES. NESSE SENTIDO, FLORESTAS SÃO DERRUBADAS PARA O APROVEITAMENTO DE MADEIRA, LAVOURAS SÃO CULTIVADAS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, ESTRADAS SÃO ABERTAS PARA FACILITAR O DESLOCAMENTO, USINAS SÃO CONSTRUÍDAS PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 

COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS ESSAS MUDANÇAS VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS INTENSAS. 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E OBSERVE ALGUMAS MUDANÇAS ATUAIS NAS PAISAGENS DA NOSSA CIDADE.

GOIÂNIA 88 ANOS: OBRAS DEMONSTRAM A CAPITAL EM PLENO CRESCIMENTO – YouTube 

Site Youtube – Canal: Record TV Goiás: Goiânia 88 anos: obras demonstram a capital em pleno crescimento – Data de acesso: 04/11/2021.

CITE ALGUMAS DAS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM EM NOSSA CIDADE QUE VOCÊ PÔDE ACOMPANHAR E RELATE CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS E OU NEGATIVAS PROVOCADAS POR ESSA TRANSFORMAÇÃO.


ATIVIDADE 4

A. O QUE O PINTOR RETRATOU NA TELA?

B. DESCREVA ELEMENTOS REPRESENTADOS PELO ARTISTA EM SUA OBRA.

C. ESCOLHA UMA PAISAGEM PARA RETRATÁ-LA EM UMA FOLHA DE PAPEL. 


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EAJALP0202) Reconhecer e utilizar pistas textuais, intertextuais e contextuais. 

(EAJALP0272) Analisar e argumentar a situação comunicativa e as características dos textos orais, envolvendo recursos audiovisuais. 

(EAJALP0346) Observar os elementos característicos da oralidade nos textos televisivos e planejá-los. 

(EAJAGE0214) Identificar diferentes formas de representação de componentes da Paisagem. 

(EAJAGE0306) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens locais e regionais. 

(EAJAAR0308) Investigar as propriedades expressivas e construtivas das produções artísticas, ampliando a capacidade de seleção e tomada de decisão para as criações e poéticas pessoais.