Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
OS INTERESSES QUE MOVEM A NOTÍCIA
A notícia é um gênero textual contemporâneo extremamente atuante e sagaz, diante de um mundo imediatista ela é capaz de modificar pensamentos em questão de segundos, no entanto sua estrutura tem sofrido inúmeras transformações e em especial a tecnologia tem oferecido boa parte dessas mudanças. Hoje uma notícia é muito mais do que um texto aliado a imagem, com advento das mídias digitais uma notícia apresenta uma multiplicidade de linguagens como vídeos, áudios, links e depoimentos surpreendentes.
Os interesses que movem as notícias são diversos e multifacetados, refletindo uma interação complexa entre fatores sociais, políticos, econômicos e culturais. Observe agora alguns dos principais interesses que influenciam a produção de uma notícia:
Audiência
Os meios de comunicação são empresas que precisam gerar receita para sobreviver, por esse motivo, há um interesse em produzir conteúdo que atraia uma audiência significativa e, consequentemente, gere receita por meio de publicidade.
Ideologia
Muitas vezes a comunicação reflete as visões ideológicas e políticas de seus proprietários, editores e jornalistas. Isso pode influenciar a seleção e a cobertura de notícias, levando a uma inclinação em direção a certos pontos de vista.
Concorrência
Em um ambiente de mídia altamente competitivo, há uma pressão constante para ser o primeiro a relatar uma história e capturar a atenção do público. Isso pode levar a uma ênfase na rapidez sobre a precisão, gerando alterações nos fatos ou mesmo um caráter duvidoso sobre a notícia.
Tendências
Certos temas e histórias podem se tornar “quentes” em determinados momentos devido a eventos atuais, tendências sociais ou interesse popular.
É importante reconhecer que a natureza da mídia é complexa e que muitos fatores diferentes podem estar em jogo quando o objetivo é a informação, afinal de contas uma notícia pode repercutir na sociedade de várias maneiras, influenciando a opinião pública, moldando o debate político, afetando as percepções sobre determinados temas e até mesmo provocando mudanças comportamentais.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Reflita sobre as notícias dos últimos dias, escolha uma e responda: Quais são os possíveis efeitos sociais de uma notícia? Ela pode influenciar a opinião pública ou gerar debates significativos sobre questões importantes?
QUESTÃO 2
Tomando como princípio as noções de audiência. Quais os elementos que não podem faltar em uma manchete?
QUESTÃO 3
Avaliando a natureza da mídia e todas suas complexidades, como uma notícia pode repercutir no meio social?
QUESTÃO 4
O principal objetivo dos veículos de comunicação ao apresentar manchetes sensacionalistas é
(A) informar o público de forma imparcial.
(B) atrair a atenção do público e aumentar a audiência.
(C) promover a discussão civilizada de questões importantes.
(D) defender os direitos das minorias.
QUESTÃO 5
Quando uma notícia se torna viral nas redes sociais, isso geralmente ocorre devido
(A) a sua neutralidade política.
(B) a sua falta de importância para o público.
(C) ao seu apelo emocional ou humorístico.
(D) a sua abordagem imparcial e equilibrada.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0613) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias nesse campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos |
Referências: | ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. XAVIER, A. C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2009. |