Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ORTOGRAFIZAÇÃO S OU Z
A forma como escrevemos reflete nossa competência e profissionalismo. Textos com erros ortográficos podem passar a impressão de descuido ou falta de conhecimento, prejudicando a imagem do autor, especialmente em contextos acadêmicos ou profissionais. Uma escrita bem cuidada demonstra atenção e seriedade.
Por isso a ortografização é o processo de adequar uma palavra, expressão ou frase às regras ortográficas de uma língua. Esse conceito está ligado à maneira como as palavras são escritas corretamente de acordo com as normas gramaticais. Conheça agora as regras ortográficas de palavras que são escritas com “S” e palavras que são escritas com “Z”, uma vez que a sonoridade entre elas pode geram dúvidas na hora de escrever.
Regras para o uso de “S”
1 – Derivação de palavras com sufixos “oso/osa”
Palavras que indicam qualidade, derivadas de substantivos, são escritas com “S”. Exemplos:
curioso (derivado de curiosidade)
formosa (derivado de forma)
2 – Derivação de palavras com sufixos “ense”
São palavras que formam adjetivos gentílicos e derivados geográficos usam “S”. Exemplos:
cearense (derivado de Ceará)
paranaense (derivado de Paraná)
3 – Palavras derivadas de verbos terminado em “nder” ou “ntir”
Substantivos e adjetivos derivados de verbos terminados em “nder” e “ntir” são escritos com “S”. Exemplos:
pretensão (derivado de pretender)
consentimento (derivado de consentir)
4 – Palavras formadas pelos sufixos “esa” e “isa”
Substantivos femininos terminados em “esa” (quando indicam títulos ou profissões) e “isa” (referente a títulos femininos) são escritos com “S”. Exemplos:
poetisa
marquesa
5 – Palavras formadas pelos prefixos “des-” e “in-“
Quando se usa o prefixo “des-“ ou “in-“ em palavras, escreve-se com “S”. Exemplos:
desfazer
insensato
Regras para o uso de “Z”
1- Formação de substantivos a partir de adjetivos
Quando formamos substantivos a partir de adjetivos, normalmente usamos “Z”. Exemplos:
beleza (de belo)
nobreza (de nobre)
2- Emprego do sufixo “izar”
A maioria dos verbos formados com o sufixo “izar” são escritos com “Z”, exceto quando a palavra primitiva já contém a letra “S”. Exemplos:
civilizar
atualizar
realizar
3 – Palavras terminadas em “-ez” ou “-eza”
Substantivos abstratos que indicam qualidade, originados de adjetivos, são escritos com “Z”. Exemplos:
timidez (de tímido)
grandeza (de grande)
4 – Palavras Terminadas em “-izar” e “-izar”
Quando o verbo é derivado de um substantivo ou adjetivo que não termina em “S”, escrevemos com “Z”. Exemplos:
batizar
priorizar
Em resumo, ortografização é o ato de escrever corretamente as palavras de acordo com as normas estabelecidas pela ortografia de uma língua, sendo um processo essencial para a alfabetização, comunicação clara e padronização da língua escrita.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Complete as palavras com “S” ou “Z”
a) A bele__a da paisagem era impressionante.
b) O governo vai reali__ar novas obras na cidade.
c) A criança mostrou grande entu__iasmo ao ganhar o presente.
d) O atleta correu com muita rapide__.
e) Para resolver o problema, precisamos anali__ar os dados com calma.
f) O aluno foi muito respeito__o com seus colegas.
g) O cientista quer utili__ar um novo método para o experimento.
h) A empresa está passando por um processo de moderniza__ão.
i) No final do evento, houve uma grande surpre__a.
QUESTÃO 2
Responda de acordo com o modelo:
a) sensibilidade – sensibilizar
b) realidade – ___________
c) flexibilidade – ___________
d) modernidade – ___________
e) utilidade – ___________
f) propriedade – _________
g) utilidade – ___________
QUESTÃO 3
A palavra que deve ser escrita com “Z” é
(A) anali__e.
(B) sen__ível.
(C) paí__.
(D) reali__ar.
QUESTÃO 4
A ortografização consiste no processo de
(A) escrever com rapidez, sem se preocupar com as regras ortográficas.
(B) escrever as palavras de acordo com a pronúncia regional de cada pessoa.
(C) aplicar as regras da norma padrão da língua escrita, respeitando a ortografia
(D) criar regras ortográficas claras para adaptar a escrita à linguagem falada.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0535) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita |
Referências: | BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1985. 2 ed. CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2ed. LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986. |