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Língua Portuguesa – Ortografia, paragrafação e partição de palavras

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Ortografia, paragrafação e partição de palavras. Disponível em: <pixabay.com/pt/photos>. Acesso em: 23 de Novembro de 2021.

A aula de hoje abordará os primordiais cuidados de uma boa redação, a partição de palavras e a paragrafação são cuidados importantes para estabelecer a estrutura e acima de tudo a compreensão de um texto. Quando e como precisamos usar o parágrafo? Qual a importância do parágrafo para a pontuação de um texto? E por fim, quais os critérios para dividir uma palavra quando precisamos mudar de linha?


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Ortografia, paragrafação e partição de palavras

LÍNGUA PORTUGUESA | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

Ortografia, paragrafação e partição de palavras

Hoje, iremos estudar algumas normas ortográficas que facilitam a nossa escrita: a paragrafação e a partição de palavras ou translineação. Para estruturarmos um texto usamos vários recursos além de bons argumentos e excelente vocabulário, pois a coerência de um bom texto também leva em consideração seus aspectos aparentes como: a margem e a quantidade de enunciados, e para melhor evidenciar a aparência de um bom texto é preciso fazer parágrafos e respeitar a margem quando mudamos de uma linha para outra.

Paragrafação

A paragrafação é divisão, é a necessidade de dividir as ideias de um texto para que haja coerência em um texto é importante um parágrafo está relacionado a outro. Na verdade, o parágrafo é um conjunto de frases que possuem uma relação maior entre si do que com o restante do texto. O parágrafo deve conter uma ideia núcleo acompanhada de ideias secundárias que a complementam. Para que o parágrafo seja bem estruturado além da coesão entre suas ideais é importante que ele não seja longo, pois pode se tornar confuso e cansativo para quem lê.

De acordo com o gênero textual o parágrafo pode variar em quantidade e tamanho, lembrando que nos texto literários os parágrafos são livres e alguns autores até nem fazem uso, mas para a norma padrão é importante estruturar um texto em parágrafos, pois quando escrevemos um texto não literário (dissertativo-argumentativo, textos acadêmicos, reportagens, etc.), há uma estrutura que pode ser seguida e pode lhe ajudar bastante. Veja agora como dividir seu texto em parágrafos:

Primeiro parágrafo é a introdução, também chamada de apresentação, deve conter de forma breve a ideia central do texto que será abordada.

Segundo parágrafo é o desenvolvimento, considerado como maior parte do texto, pois deve englobar dados, considerações e fatos. Muitas vezes o desenvolvimento em detrimento do seu tamanho pode ser desdobrado em dois parágrafos, para deixar o texto mais leve.

Terceiro e último parágrafo é a conclusão, trata-se do fechamento ou encerramento do texto, neste parágrafo cabe retomar a ideia central do texto, e de forma breve apresentar uma solução.

Por ser esta a estrutura ideal da maioria dos textos, muitas vezes um texto pode não apresentar uma conclusão pois cada parágrafo está coligado em suas ideais e na ideia central de um texto, no entanto, o autor do texto deve se atentar ao texto que redige, principalmente quando aborda temas polêmicos ou formadores de opinião, nestes casos recomenda-se concluir o texto.

Partição de palavras ou translineação

Em regra geral a partição de palavras ou translineação, se faz respeitando a divisão silábica de uma palavra, ou seja, ao mudar de linha e não havendo espaço para colocar toda a palavra é preciso parti-la e considerar a divisão silábica, exatamente como dividimos uma palavra, respeitando os limites de gráficos de cada sílaba. Então para dividir corretamente uma palavra ao término de cada linha é importante conhecer algumas regras, vamos lá!

Primeira regra:

Não devemos separar os dígrafos ch, lh, qu, gu, isto é, duas letras que representam um único som: mo-cho; mo-lho; le-nha; que-ro; Gui-lher-me.

Segunda regra:

Devemos separar os dígrafos constituídos por duas letras iguais (ss, rr): sor-rir; mis-sa.

Terceira regra:

Não devemos separar duas consoantes seguidas que iniciam sílaba: re-gra; ma-dru-grar; lem-bran-ça; re-pli-car.

Quarta regra:

Não devemos separar as vogais que formam ditongos: oi-ro; lei-tão; lei-te. Mas, atente-se, pois as vogais dos hiatos devem ser separadas: co-e-lho; Ma-nu-el; sa-ú-de.

Quinta regra:

Quando a palavra já tem um hífen e este coincide com o fim da linha, repetimos o hífen no princípio da linha seguinte: deu-/-te; arco-da-/-velha; cor-de-/-rosa.

Última regra:

Não devemos deixar uma vogal sozinha no início ou no fim da palavra, quando mudamos de linha, veja:

i-de-ia, lei-a; a-nel; o-vos, são palavras que não podem ser divididas ao témino da linha, pois certamente deixaram uma vogal sozinha.

Tanto a paragrafação como a partição de palavras conferem a estética de um bom texto, em sua estrutura e ortografia, por isso atente-se para as regras e faça sempre boas leituras, afinal não há erro, bom leitor é também bom escritor.

Atividades

Questão 01 – Agora chegou a sua vez, escolha uma notícia ou uma reportagem, em seguida observe se o autor fez uso de parágrafos e quantos foram usados para a publicação de seu texto. Após esta observação, você vai notar que algumas edições de jornais ou revistas seguem a forma livre de paragrafação.

Questão 02 – Troque ideias com seus familiares e amigos e questione, você já leu algum texto sem conclusão? Se sim, comente o título e o autor. Caso não, opine sobre a falta de conclusão nos textos, você acha que o texto pode ficar sem sentido se não for concluído?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0443) Observar os elementos de coesão e de coerência, aspectos ortográficos e gramaticais na revisão dos textos.
(EAJALP0445) Observar a importância da paragrafação do texto. 
Referências:MATOS, Talliandre. “Parágrafo”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/paragrafo.htm. Acesso em  19 de novembro de 2021.